Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no interior de um Centro municipal de educação Infantil de Paranaguá. O artigo aborda inicialmente a concepção de gestão, discute a gestão de uma educação pública para a infância e apresenta a análise das entrevistas realizadas com cinco educadoras infantis da Rede municipal de Paranaguá. A pesquisa é de cunho qualitativo, portanto os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. O aporte teórico para embasar a análise dos dados foi constituído por autores como (PARO, 2000, 2012), (SOUZA, 2005), (MARAFON, 2012), (OLIVEIRA, 2011), bem como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), entre outros. Após entender os princípios de uma Educação para Infância no contexto da Gestão Democrática, as entrevistas foram analisadas e a partir delas foi possível compreender que embora as educadoras conheçam alguns princípios dessa forma de gestão e até os utilizem em suas práticas, a maioria delas não o fazem de forma reflexiva, portanto, não articulam a intencionalidade de uma educação democrática e transformadora ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.