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dc.contributor.advisorJunkes, Delcio, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorNunes, Alvaro Luiz, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T17:04:20Z
dc.date.available2021-05-17T17:04:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70747
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Delcio Junkespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo geral deste trabalho é aproximar ética e educação a partir de uma leitura do livro História da sexualidade 3: O cuidado de si, de Michel Foucault. Propõe-se interpretar e compreender a noção de cuidado de si, que é uma das dimensões do pensamento ético e estético de Foucault, e aproximá-la do tema da educação a partir de três elementos: constituição de um sujeito pós-metafísico (sujeito devir), criação de critérios de estilo (estética da existência) e formação da alma (espiritualidade). Busca-se aferir de que forma traços do pensamento do filósofo francês podem contribuir para uma revisão crítica dos sujeitos da educação. O cuidado de si enquanto experiência ética e estética é também o cuidado com o outro, possibilitando uma dialógica capaz de problematizar a ciência educacional hegemônica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The general objective of this work is to bring ethics and education closer by reading the book History of sexuality 3: The care of the self, by Michel Foucault. It is proposed to interpret and understand the notion of self-care, which is one of the dimensions of Foucault's ethical and aesthetic thought, and to approach it with the theme of education based on three elements: constitution of a postmetaphysical subject (subject becoming ), creation of style criteria (aesthetics of existence) and soul formation (spirituality). It seeks to gauge how traces of the French philosopher's thinking can contribute to a critical review of the subjects of education. Taking care of oneself as an ethical and aesthetic experience is also taking care of the other, enabling a dialogic capable of problematizing hegemonic educational science.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (42 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectÉtica - Filosofiapt_BR
dc.titleTraços éticos e estéticos do pensamento de Foucault e a educação : elementos para uma aproximaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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