dc.contributor.advisor | Weirich Neto, Pedro Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Siqueira, Rubens Hille | pt_BR |
dc.contributor.other | Gurski, Bruno César | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-17T20:50:42Z | |
dc.date.available | 2018-10-17T20:50:42Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54797 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Pedro Henrique Weirich Neto | pt_BR |
dc.description | Co-Orientador : Prof. MSc. Bruno César Gurski | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O piloto automático de máquinas agrícolas é um mecanismo elétrico ou hidráulico, orientado por constelação de satélites, que faz a gestão das trajetórias nas operações, guiando o trator automaticamente sobre a linha criada diretamente no monitor do piloto pelo operador (Método convencional) ou em softwares (Projeto de linhas). O objetivo deste trabalho foi comparar a acurácia de um piloto automático elétrico sobre linhas convencionais e sobre um projeto de linhas, para auxiliar o agricultor na tomada de decisão. Para tanto, realizou-se experimento na região dos Campos Gerais, PR, considerando três blocos e dois tratamentos, conforme metodologia de criação das linhas. O delineamento experimental tomou como amostras o espaçamento entre as linhas que foram riscadas em campo através de um peso tracionado pelo trator com piloto automático. Os dados foram tabulados e submetidos a análises de medidas de tendência central, dispersão e variância. Os resultados demonstraram que diante das medidas de dispersão, a metodologia projetada de criação de linhas foi mais exata, mas menos precisa que a forma convencional. Porém, estatisticamente não houve diferença significativa entre as duas metodologias no que se refere à acurácia, significando que o agricultor que possui piloto automático elétrico e sinal GPS autônomo não deve mudar a metodologia de trabalho convencional para projeto de linhas se o objetivo for aumentar a acurácia nos seus trajetos. De forma geral foram observadas as vantagens dos equipamentos de direcionamento agrícola como a exatidão nas trajetórias, o controle de tráfego, registro dos dados, gerenciamento e ferramentas para tomada de decisão em tempo real. Palavras-Chave: Agricultura de precisão, GPS, GNSS, piloto automático, projeto de linhas. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Máquinas agrícolas | pt_BR |
dc.subject | Agricultura e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Agricultura de precisão | pt_BR |
dc.title | Acurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |