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dc.contributor.advisorWeirich Neto, Pedro Henriquept_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Rubens Hillept_BR
dc.contributor.otherGurski, Bruno Césarpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-17T20:50:42Z
dc.date.available2018-10-17T20:50:42Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54797
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pedro Henrique Weirich Netopt_BR
dc.descriptionCo-Orientador : Prof. MSc. Bruno César Gurskipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O piloto automático de máquinas agrícolas é um mecanismo elétrico ou hidráulico, orientado por constelação de satélites, que faz a gestão das trajetórias nas operações, guiando o trator automaticamente sobre a linha criada diretamente no monitor do piloto pelo operador (Método convencional) ou em softwares (Projeto de linhas). O objetivo deste trabalho foi comparar a acurácia de um piloto automático elétrico sobre linhas convencionais e sobre um projeto de linhas, para auxiliar o agricultor na tomada de decisão. Para tanto, realizou-se experimento na região dos Campos Gerais, PR, considerando três blocos e dois tratamentos, conforme metodologia de criação das linhas. O delineamento experimental tomou como amostras o espaçamento entre as linhas que foram riscadas em campo através de um peso tracionado pelo trator com piloto automático. Os dados foram tabulados e submetidos a análises de medidas de tendência central, dispersão e variância. Os resultados demonstraram que diante das medidas de dispersão, a metodologia projetada de criação de linhas foi mais exata, mas menos precisa que a forma convencional. Porém, estatisticamente não houve diferença significativa entre as duas metodologias no que se refere à acurácia, significando que o agricultor que possui piloto automático elétrico e sinal GPS autônomo não deve mudar a metodologia de trabalho convencional para projeto de linhas se o objetivo for aumentar a acurácia nos seus trajetos. De forma geral foram observadas as vantagens dos equipamentos de direcionamento agrícola como a exatidão nas trajetórias, o controle de tráfego, registro dos dados, gerenciamento e ferramentas para tomada de decisão em tempo real. Palavras-Chave: Agricultura de precisão, GPS, GNSS, piloto automático, projeto de linhas.pt_BR
dc.format.extent33 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMáquinas agrícolaspt_BR
dc.subjectAgricultura e tecnologiapt_BR
dc.subjectAgricultura de precisãopt_BR
dc.titleAcurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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