Análise concorrencial : departamento de roupa social masculina da Lojas Coppel
Resumo
Resumo: A linha de roupas sociais masculinas da Lojas Coppel, denominada "Clássico", apresentou resultados insatisfatórios e inexpressivos no ano de 2012, com queda significativa em relação a 2011. Diante deste panorama negativo, observar o mercado externo e o comportamento dos concorrentes pode trazer informações valiosas para guiar o planejamento estratégico. A fim de identificar aspectos sobre a concorrência que auxiliem na definição de estratégias para a reestruturação da linha supracitada, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório em lojas de departamento de vestuário em Curitiba. A pesquisa, realizada através de formulário observacional, comprovou que o mercado de varejo de vestuário na capital
paranaense é bastante pulverizado, composto de empresas de estruturas diferentes. Observa-se também que os concorrentes diretos mais competitivos, no formato de loja de departamento, são a Renner e a Riachuelo. Por fim, a pesquisa revelou características e ações sobre os concorrentes diretos da empresa estudada, além de traçar um panorama do cenário atual do segmento.