Conselho de classe : da teoria à pesquisa em ação
Resumo
Resumo : A escola, em um de seus papéis democráticos, tem no Conselho de Classe um espaço do repensar a prática docente. Este artigo analisa uma experiência prática vivida em um Conselho de Classe tradicional de uma escola pública, no qual parte dos professores, durante o conselho perceberam que que os problemas questionados eram os mesmos apresentados pelos alunos durante o pré-conselho, e sugeriram a participação dos alunos em um novo Conselho de Classe, o que levou à constituição de um Conselho Participativo. Que visou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Baseado em Richter (2008), Dalben (2004) e Lorenzeti (2010), a pesquisa qualitativa aqui apresentada está centrada na análise das atas do primeiro conselho e do Conselho Participativo, nas fichas de pré-conselho e relatos de participantes. Nossas analises apontam que o resultado do Conselho de Classe Participativo foi além do esperado por parte dos alunos e professores, porém observou-se a dificuldade em romper com as culturas enraizadas de conselhos tradicionais.
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- Coordenação Pedagógica [455]