Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJanuário, Jaqueline Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Aparecida Reispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T11:57:07Z
dc.date.available2019-12-04T11:57:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53311
dc.descriptionOrientador (a ): Aparecida Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A escola, em um de seus papéis democráticos, tem no Conselho de Classe um espaço do repensar a prática docente. Este artigo analisa uma experiência prática vivida em um Conselho de Classe tradicional de uma escola pública, no qual parte dos professores, durante o conselho perceberam que que os problemas questionados eram os mesmos apresentados pelos alunos durante o pré-conselho, e sugeriram a participação dos alunos em um novo Conselho de Classe, o que levou à constituição de um Conselho Participativo. Que visou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Baseado em Richter (2008), Dalben (2004) e Lorenzeti (2010), a pesquisa qualitativa aqui apresentada está centrada na análise das atas do primeiro conselho e do Conselho Participativo, nas fichas de pré-conselho e relatos de participantes. Nossas analises apontam que o resultado do Conselho de Classe Participativo foi além do esperado por parte dos alunos e professores, porém observou-se a dificuldade em romper com as culturas enraizadas de conselhos tradicionais.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleConselho de classe : da teoria à pesquisa em açãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples