dc.contributor.author | Januário, Jaqueline Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Barbosa, Aparecida Reis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T11:57:07Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T11:57:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53311 | |
dc.description | Orientador (a ): Aparecida Barbosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A escola, em um de seus papéis democráticos, tem no Conselho de Classe um espaço do repensar a prática docente. Este artigo analisa uma experiência prática vivida em um Conselho de Classe tradicional de uma escola pública, no qual parte dos professores, durante o conselho perceberam que que os problemas questionados eram os mesmos apresentados pelos alunos durante o pré-conselho, e sugeriram a participação dos alunos em um novo Conselho de Classe, o que levou à constituição de um Conselho Participativo. Que visou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Baseado em Richter (2008), Dalben (2004) e Lorenzeti (2010), a pesquisa qualitativa aqui apresentada está centrada na análise das atas do primeiro conselho e do Conselho Participativo, nas fichas de pré-conselho e relatos de participantes. Nossas analises apontam que o resultado do Conselho de Classe Participativo foi além do esperado por parte dos alunos e professores, porém observou-se a dificuldade em romper com as culturas enraizadas de conselhos tradicionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Conselho de classe : da teoria à pesquisa em ação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |