Gênero no Plano Municipal de Educação de Maringá - PR (2015-2025) : possibilidades e limites para o enfrentamento às desigualdades
Resumo
Resumo: Este artigo foi desenvolvido com base na análise de documentos de políticas públicas de gênero e de educação, especialmente o Plano Municipal de Educação de Maringá (2015-2025), sob a perspectiva da ausência do termo gênero e das discussões levantadas em seu processo de aprovação. Deste modo, teve como objetivo analisar as possibilidades e limites do Plano Municipal de Educação de Maringá (2015-2025) para enfrentamento às desigualdades e discriminações de gênero na educação, buscou identificar os apontamentos de políticas públicas para a superação das desigualdades de gênero na educação e verificar possíveis influências da ausência do termo gênero no Plano Municipal de Educação de Maringá (2015-2025). Para tanto, foi realizado estudo concernente às questões de gênero, desigualdades, políticas públicas, políticas educacionais e uma abordagem aproximada do Plano Municipal de Educação de Maringá (2015-2025) com enfoque no ocultamento do termo gênero e de outras formas de discriminação. A pesquisa se caracterizou como bibliográfica e documental e utilizou uma abordagem qualitativa.