dc.contributor.advisor | Capello, Maria Adriana Camargo | pt_BR |
dc.contributor.author | Hassler, Marcio Luis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T18:25:07Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T18:25:07Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51166 | |
dc.description | Profª Orientadora: Maria Adriana Camargo Capello | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se com as diversidades, e neste âmbito, com a questão da homossexualidade. Ensinar e aprender são processos que exigem e resultam em uma grande interação entre todos os atores do processo ensino-aprendizagem: o aluno, o professor e a própria escola, onde todos merecem e devem ser respeitados.
É necessária a defesa de uma educação multicultural, tendo a escola enquanto instituição, uma importância fundamental mediante seu papel na sociedade atual, refletindo e educando a respeito das situações que possivelmente levam a situações de discriminação e preconceitos, bem como levantar discussões e conscientização para combater tais atitudes.
Dessa forma, o território conceitual da filosofia, com o seu legado de ser um dos pilares de sustentação e desenvolvimento da civilização ocidental deve ter o compromisso de zelar pela formação cidadã, que deve, sobretudo, perpassar pelo respeito aos Direitos Humanos, entre eles, o direito de cada um de assumir a sua orientação sexual. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Homofobia nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |