Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCapello, Maria Adriana Camargopt_BR
dc.contributor.authorHassler, Marcio Luispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T18:25:07Z
dc.date.available2021-02-11T18:25:07Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51166
dc.descriptionProfª Orientadora: Maria Adriana Camargo Capellopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se com as diversidades, e neste âmbito, com a questão da homossexualidade. Ensinar e aprender são processos que exigem e resultam em uma grande interação entre todos os atores do processo ensino-aprendizagem: o aluno, o professor e a própria escola, onde todos merecem e devem ser respeitados. É necessária a defesa de uma educação multicultural, tendo a escola enquanto instituição, uma importância fundamental mediante seu papel na sociedade atual, refletindo e educando a respeito das situações que possivelmente levam a situações de discriminação e preconceitos, bem como levantar discussões e conscientização para combater tais atitudes. Dessa forma, o território conceitual da filosofia, com o seu legado de ser um dos pilares de sustentação e desenvolvimento da civilização ocidental deve ter o compromisso de zelar pela formação cidadã, que deve, sobretudo, perpassar pelo respeito aos Direitos Humanos, entre eles, o direito de cada um de assumir a sua orientação sexual.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectHomofobia nas escolaspt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleO tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples