O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio
Resumo
Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma concepção de filosofia como criadora de conceitos e sua especificidade no ensino, a atividade do pensamento, levando-se em consideração as habilidades e competências almejadas pela inserção da disciplina no ensino médio, conforme postulam os documentos que fundamentam a educação básica. Em seguida, pretende-se defender a importância do uso do texto filosófico para a produção conceitual dos estudantes e apontar procedimentos didáticos que permitam desenvolvê-la. Por fim, analisar quais são as possibilidades de o emprego do texto filosófico proporcionar a experiência do filosofar ativo dos estudantes. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes e Orientações Curriculares para o Ensino Médio e nas contribuições teóricas de autores cujas pesquisas versam sobre o ensino de filosofia, como Armijos, Aspis, Cerletti, Favaretto, Gallo, Guido, Kohan, entre outros.