Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Alexandre Noronha, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Laís Bastos dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T18:27:36Z
dc.date.available2021-02-11T18:27:36Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51014
dc.descriptionOrientador: Alexandre N. Machadopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma concepção de filosofia como criadora de conceitos e sua especificidade no ensino, a atividade do pensamento, levando-se em consideração as habilidades e competências almejadas pela inserção da disciplina no ensino médio, conforme postulam os documentos que fundamentam a educação básica. Em seguida, pretende-se defender a importância do uso do texto filosófico para a produção conceitual dos estudantes e apontar procedimentos didáticos que permitam desenvolvê-la. Por fim, analisar quais são as possibilidades de o emprego do texto filosófico proporcionar a experiência do filosofar ativo dos estudantes. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes e Orientações Curriculares para o Ensino Médio e nas contribuições teóricas de autores cujas pesquisas versam sobre o ensino de filosofia, como Armijos, Aspis, Cerletti, Favaretto, Gallo, Guido, Kohan, entre outros.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTextos - Interpretaçãopt_BR
dc.titleO texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples