Ação educativa envolvendo pais e professores : Controle do estresse frente aos cuidados de crianças e adolescentes com autismo e síndromes associadas
Resumo
Resumo: O presente trabalho de intervenção, com o objetivo de promover um ambiente relacional saudável envolvendo pais e professores, no controle do estresse frente aos cuidados a criança com autismo. O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. O estresse pode ser considerado um dos mais graves problemas de saúde da sociedade moderna, o presente estudo atentou prioritariamente aos pais, professores e funcionários que convivem diariamente com pessoas portadoras de necessidades especiais que estão mais vulneráveis a esse problema. Foi realizado em uma escola de Educação Especial da cidade de Curitiba/PR, durante o segundo semestre de 2013, com dezesseis participantes, dos quais seis professores, sete pais, três funcionários. Os resultados apresentaram que pais e professores precisam de apoio e informações para amenizar suas angústias, medos e frustações diante da rotina diária. Este estudo teve como finalidade observar o comportamento e relatos dos mesmos buscando verificar as necessidades, para ajudar pais, professores e a própria criança a desenvolver uma identidade pessoal positiva onde será fundamental e decisiva para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida escolar, familiar e social. Foram realizados cinco encontros onde houve rodas de discussão, palestra com psicólogo e a elaboração de um panfleto informativo, oferecendo subsídios aos pais e professores.