dc.contributor.author | Santos, Claudia Rosana dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Mercês, Nen Nalú Alves das | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T13:44:25Z | |
dc.date.available | 2019-02-22T13:44:25Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49925 | |
dc.description | Orientadora : Professora Dra. Nen Nalú Alves das Mercês. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho de intervenção, com o objetivo de promover um ambiente relacional saudável envolvendo pais e professores, no controle do estresse frente aos cuidados a criança com autismo. O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. O estresse pode ser considerado um dos mais graves problemas de saúde da sociedade moderna, o presente estudo atentou prioritariamente aos pais, professores e funcionários que convivem diariamente com pessoas portadoras de necessidades especiais que estão mais vulneráveis a esse problema. Foi realizado em uma escola de Educação Especial da cidade de Curitiba/PR, durante o segundo semestre de 2013, com dezesseis participantes, dos quais seis professores, sete pais, três funcionários. Os resultados apresentaram que pais e professores precisam de apoio e informações para amenizar suas angústias, medos e frustações diante da rotina diária. Este estudo teve como finalidade observar o comportamento e relatos dos mesmos buscando verificar as necessidades, para ajudar pais, professores e a própria criança a desenvolver uma identidade pessoal positiva onde será fundamental e decisiva para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida escolar, familiar e social. Foram realizados cinco encontros onde houve rodas de discussão, palestra com psicólogo e a elaboração de um panfleto informativo, oferecendo subsídios aos pais e professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Estresse psicológico | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Ação educativa envolvendo pais e professores : Controle do estresse frente aos cuidados de crianças e adolescentes com autismo e síndromes associadas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |