Avaliação como construção do conhecimento : a visão da coordenação pedagógica
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Silva, Elaine Heringer Vilella da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente artigo traz uma análise da avaliação como instrumento na construção do conhecimento, considerando que a avaliação é parte do aprendizado, na visão da coordenação pedagógica. Dessa forma, buscou-se dissertar acerca dos objetivos dos instrumentos de avaliação na busca da educação efetiva dos alunos, descrevendo fatores históricos, instrumentos, métodos e objetivos aplicados no dia a dia da sala de aula. Após a conceituação dos termos constantes nos processos de ensino-aprendizagem e avaliativos, compôs-se uma metodologia utilizando a pesquisa bibliográfica em diversas fontes como pauta e uma pesquisa de campo com professores e coordenadores de escolas. Nas considerações finais percebe-se que a construção de uma nova escola, que busca a melhora da qualidade da aprendizagem, tem como uma das ferramentas principais para o alcance deste objetivo, a avaliação. Avaliação esta voltada às perguntas, sobre os direcionamentos sobre as dificuldades e caminhos que levam a uma educação de qualidade focada na construção do saber.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]