dc.contributor.advisor | Ramos, Edna Amancio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Elaine Heringer Vilella da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T16:20:48Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T16:20:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47246 | |
dc.description | Orientador : Edna Amancio de Souza Ramos. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo traz uma análise da avaliação como instrumento na construção do conhecimento, considerando que a avaliação é parte do aprendizado, na visão da coordenação pedagógica. Dessa forma, buscou-se dissertar acerca dos objetivos dos instrumentos de avaliação na busca da educação efetiva dos alunos, descrevendo fatores históricos, instrumentos, métodos e objetivos aplicados no dia a dia da sala de aula. Após a conceituação dos termos constantes nos processos de ensino-aprendizagem e avaliativos, compôs-se uma metodologia utilizando a pesquisa bibliográfica em diversas fontes como pauta e uma pesquisa de campo com professores e coordenadores de escolas. Nas considerações finais percebe-se que a construção de uma nova escola, que busca a melhora da qualidade da aprendizagem, tem como uma das ferramentas principais para o alcance deste objetivo, a avaliação. Avaliação esta voltada às perguntas, sobre os direcionamentos sobre as dificuldades e caminhos que levam a uma educação de qualidade focada na construção do saber. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | Avaliação como construção do conhecimento : a visão da coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |