Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 415-434 of 910
-
A face burocrática da profissionalização do professor no estado do Pará
(1981)Resumo: Este estudo analisa a medida de efetividade dos atuais dispositivos normativos que regem a profissionalização do professor do Ensino de I e II Graus no Estado do Paraná. -
Fazendo arte no hospital : um olhar a partir do sistema teórico da afetividade ampliada para crianças em situação de vulnerabilidade física e psicológica
(2015)Resumo: O foco da presente pesquisa está na busca de compreensão dos processos de desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes hospitalizados, com auxílio de atividades artísticas. Fundamenta-se, principalmente, ... -
Uma fenomenologia do sentido : possível contribuição às questões do conhecimento
(2001)Resumo: A proposta desse estudo é a realização de uma fenomenologia do conceito de sentido, acreditando na relevância para as questões que envolvem o conhecimento. A dissertação desenvolve, então, uma abordagem sistemática ... -
Filhos e filhas de pai ou mãe encarcerado : implicações do cárcere no contexto destes sujeitos
(2021)Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar os principais impactos do cárcere no contexto das crianças filhos e filhas de pai ou mãe encarcerado(a). Para tal, elaborou-se três estudos, dos quais, cada um possui ... -
Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
(2019)Resumo: Esta pesquisa integra-se ao campo de estudos que investiga a Filosofia, Educação e Ensino. Tem como objetivo central analisar perspectivas filosóficas que estão para além das eurocêntricas. Propõe compreender a ... -
Financiamento da educação como indutor de política curricular : análise a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador no Paraná
(2015)Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado em Educação e tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Este Programa foi instituído pelo Ministério da ... -
Financiamento da formação continuada no âmbito da rede municipal de educação de Curitiba
(2022)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a oferta e os recursos envolvidos na política de formação continuada no município de Curitiba no período de 2013 a 2020. Diversos dispositivos legais estabelecem a formação ... -
O folclore musical no processo formativo : relato de experiência
(1990)Resumo: A experiência relatada reúne uma seleção de estudos de campo sobre a música folclórica brasileira, identificando, localizando e desenvolvendo expressões regionais. Enquadra sociologicamente o seu significado no ... -
Fontes históricas e pressupostos conceituais da concepção de escola de tempo integral no pensamento de Anísio Teixeira
(2001)Resumo: Este trabalho tem por objeto, o estudo da concepção de Anísio Teixeira sobre escola de tempo integral. Em síntese, as preocupações que orientam este estudo, em relação a escola pública, laica de tempo integral, ... -
Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
(2023)Resumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada para elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, da linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem como tema as fontes literárias brasileiras ... -
Formação continuada de professores no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual
(2020)Resumo: O aprendizado de comportamentos adaptativos possibilita ao jovem com deficiência intelectual uma maior independência, aumento da qualidade de vida e preparação para a participação e inserção social. Esta pesquisa ... -
A formação continuada dos professores de filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 e 2008 : análise a partir do projeto Folhas e do livro didático público de filosofia
(2016)Resumo: Esta pesquisa investiga a formação continuada dos professores de Filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 a 2008 a partir da produção docente via Projeto Folhas e Livro Didático Público ... -
Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
(2020)Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa ... -
Formação continuada online em comunicação alternativa para professores de educação especial
(2022)Resumo: A Comunicação Alternativa inclui recursos, estratégias e técnicas para o desenvolvimento de uma comunicação alternativa à fala do indivíduo. O interlocutor ocupa um papel significativo neste processo, portanto é ... -
Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
(2022)Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral, elaborar, implementar e avaliar o desenvolvimento de um programa de formação online para professores de educação especial do Estado do Paraná sobre a temática da abordagem ... -
Formação de coletivos escolares e os impactos na comunidade escolar
(2022)Resumo: A presente investigação desenvolvida tem como objetivo investigar como os princípios da gestão democrática se fazem presentes nas ações cotidianas e nos processos formativos dos coletivos escolares de modo que ... -
A formação de educadores nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica : o caso da pós-graduação em educação transformadora
(2020)Resumo: Transformações profundas estão sendo impulsionadas de forma interligada por globalização, crises econômicas, revolução tecnológica, mudanças nas competências profissionais e crise socioambiental. Diante desse ... -
Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
(2023)Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal investigar a percepção dos licenciandos sobre o processo de formação de professores (as) de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - ... -
Formação de professores e educação do campo : questões e desafios no âmbito municipal
(2016)Resumo: Esta dissertação se reportou à formação de professores que atuam em escolas do campo em dois municípios rurais do Estado do Paraná, Tijucas do Sul e Quitandinha. Por terem as escolas sido nomeadas como escolas do ... -
A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
(1989)Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi detectar como o currículo do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná contribui para a formação do Psicólogo Escolar, segundo a opinião deste profissional. O ...