Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
Resumo
Resumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada para elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, da linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem como tema as fontes literárias brasileiras em livros didáticos de História. Investiga a presença de fontes literárias brasileiras no livro didático de História; analisa funções que essas fontes cumprem na organização do ensino proposta pelos livros selecionados; discute as diferentes formas de apresentação das fontes literárias nos livros de diferentes etapas da Educação Básica, em especial no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. A problemática é construída em torno de eixos: o ensino de História e a recomendação de uso de fontes; os livros didáticos como recurso avaliado e disponibilizado na educação brasileira, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas edições anteriores à definição da Base Nacional Comum Curricular; e, finalmente, a Literatura como conhecimento relevante para entender a sociedade em suas diversas temporalidades e a recomendação dos especialistas para o uso de fontes literárias no ensino de História. Utiliza procedimentos de análise do conteúdo para analisar os livros didáticos selecionados na forma de amostra intencional. Analisa um volume do 9º ano do Ensino Fundamental e volumes de coleção do Ensino Médio, nas versões para o Estudante e para o Professor, em recortes temáticos específicos. Examina os textos expositivos dos livros didáticos e também outros espaços didáticos como atividades, exercícios, sugestões de pesquisa, recomendações de leitura e recomendações ao professor. Conclui que poucas fontes literárias brasileiras estão presentes nos temas selecionados em comparação a outras fontes; que predominam fontes referidas ou citadas e apenas alguns textos completos ou fragmentos foram apresentados; e, finalmente, que as propostas de atividades não atendem as recomendações para o trabalho com fontes, na perspectiva da produção do conhecimento histórico pelos alunos, e não explicitam uma progressão de conhecimentos entre o Ensino Fundamental e Médio. Abstract: The report presents results of research carried out for a Master's dissertation in Education, in the line of research Culture, School and Formative Processes in Education. The theme is Brazilian literary sources in History textbooks. The research aims to investigate the presence of Brazilian literary sources in history textbooks; to analyse the roles these sources play in the organisation of teaching proposed by the selected textbooks; and to discuss the different ways in which literary sources are presented in textbooks from different stages of basic education, especially in primary school and secondary school. The research problem is built around axes: the teaching of History and the recommendation to use sources; textbooks as a resource evaluated and made available in Brazilian education, through the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in its editions before the definition of the Common National Curriculum Base; and, finally, Literature as relevant knowledge to understand society in its various temporalities and the recommendation of specialists for the use of literary sources in the History teaching. The research uses content analysis procedures to analyse the textbooks selected as a purposive sample. We analysed a 9th grade primary school textbook and a high school textbook, in the Student and Teacher versions, in specific thematic sections. The textbooks' expository texts were examined as well as other didactic structures such as activities, exercises, research suggestions, reading recommendations and teacher recommendations. We conclude that few Brazilian literary sources are present in the selected themes when compared with other sources; that the sources referred to or quoted predominate and only a few complete texts or fragments were presented; and, finally, that the proposals for activities do not meet the recommendations for working with sources, from the perspective of the production of historical knowledge by students, and do not explain a progression of knowledge between primary and secondary education.
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