A Igreja do Rosário e o Dia da Consciência Negra : disputas pela ressignificação de um espaço de representação cultural e política
Resumo
Resumo: Esta dissertação propõe uma análise historiográfica e etnográfica da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, situada no centro histórico de Curitiba, compreendendo-a como um espaço simbólico de resistência negra e de disputa política no cenário contemporâneo. Edificada em 1737 por irmandades formadas majoritariamente por pessoas negras escravizadas, a igreja permanece como um marco da memória afro-curitibana e da luta por reconhecimento em uma cidade atravessada por apagamentos raciais. A investigação concentra-se nas celebrações do Mês da Consciência Negra, com ênfase na Lavação das Escadarias da Igreja, ritual inter-religioso que reafirma a presença negra no espaço urbano e expressa uma cosmopolítica do sagrado. Entre os anos de 2022 e 2024, o trabalho de campo etnográfico revelou o acirramento de tensões entre a apropriação institucional e as ações de coletivos negros. Também é analisado o caso do vereador Renato Freitas, cuja presença na igreja durante um protesto antirracista gerou intensa reação institucional, expondo os limites impostos à participação negra em espaços públicos e sagrados.A pesquisa combina observação participante, diário de campo, análise documental e bibliográfica, mobilizando autoras e autores como Victor Turner, Roger Bastide, Achille Mbembe, Judith Butler, Lélia Gonzalez e Grada Kilomba para refletir sobre processos de racialização, resistência e ressignificação simbólica. A Igreja do Rosário emerge, assim, como um território em disputa, entre fé, política, e identidades negras, onde se desenham estratégias de reexistência frente às lógicas excludentes do espaço urbano Abstract: This dissertation offers a historiographical and ethnographic analysis of the Church of Our Lady of the Rosary of the Black Brotherhood of Saint Benedict, located in the historic center of Curitiba, examining it as a symbolic site of Black resistance and political contestation. Built in 1737 by brotherhoods composed predominantly of enslaved Africans, the church stands as a monument to Afro-Curitiba memory and the ongoing struggle for recognition in a city historically shaped by racial erasure. The research focuses on the celebrations of Black Consciousness Month, particularly the ritual of Washing the Church’s Stairs an interfaith ceremony that reclaims the urban space through a politics of presence and sacred plurality. Based on ethnographic fieldwork conducted from 2022 to 2024, the study reveals increasing tensions between institutional appropriation and the mobilization of Black collectives. It also examines the case of councilman Renato Freitas, whose symbolic protest inside the church provoked institutional backlash, exposing the boundaries of Black participation in sacred and public spaces.Combining participant observation, field notes, documentary research, and theoretical reflections, the study draws on authors such as Victor Turner, Roger Bastide, Achille Mbembe, Judith Butler, Lélia Gonzalez, and Grada Kilomba to analyze racialization, resistance, and symbolic resignification. The Church of the Rosary thus emerges as a contested territory where faith, politics, memory, and Black identity converge in practices of reexistence against the backdrop of urban exclusion
Collections
- Dissertações [71]