Do Uno aos Oráculos : como Jâmblico tornou divino o mundo tardo-antigo (Séc III-IV)
Resumo
Resumo: Esta dissertação investiga como o filósofo sírio Jâmblico de Cálcis (séculos III-IV) reencantou o pensamento tardo-antigo ao deslocar a henosis neoplatônica de um exercício contemplativo privado para o espaço público dos rituais e dos oráculos. A partir de uma leitura detalhada do De Mysteriis e de obras correlatas, analiso a teoria da teurgia em diálogo com a polêmica contra Porfírio e com a releitura dos santuários clássicos– sobretudo Delfos –como paradigmas da perfeição filosófica. Combinando exegese textual e crítica historiográfica. Esta dissertação apresenta a filosofia neoplatônica, realizando uma crítica historiográfica às interpretações modernas, trazendo elementos importantes para a compreensão dos principais termos e conceitos do neoplatonismo. Em seguida, demonstra a cosmologia de Jâmblico e sua teurgia, demonstrando como o filósofo divinizou o mundo sensível material, propondo uma prática que envolve corpo, alma e metafísica. Ao preencher lacunas da pesquisa atual e contestar narrativas que marginalizam o platonismo teúrgico, a dissertação revela que Jâmblico transformou a imaginação religiosa, filosófica e política do mundo romano tardio, oferecendo um modelo no qual ação ritual e ascensão divina são fases indissociáveis de uma mesma busca pela deificação Abstract: This dissertation investigates how the Syrian philosopher Iamblichus of Chalcis (3rd 4th centuries CE) reenchanted Late Antique thought by shifting Neoplatonic henosis from a private contemplative exercise to the public sphere of rituals and oracles. Through a detailed reading of De Mysteriis and related works, I analyze the theory of theurgy in dialogue with the polemic against Porphyry and the reinterpretation of classical sanctuaries–especially Delphi–as paradigms of philosophical perfection. Combining textual exegesis and historiographical critique, this study presents Neoplatonic philosophy while challenging modern interpretations. It offers key elements for understanding the main terms and concepts of Neoplatonism. Subsequently, it explores Iamblichus’ cosmology and his theory of theurgy, showing how the philosopher divinized the sensible-material world by proposing a practice that engages body, soul, and metaphysics. By filling gaps in current research and contesting narratives that marginalize the theurgical strand of Platonism, this dissertation reveals that Iamblichus reshaped the religious, philosophical, and political imagination of the Late Roman world, offering a model in which ritual action and divine ascent are inseparable phases of the same quest for deification
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