Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLobo, Lúcio Souza, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherLetenski, Irineupt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maurizio Filippo di, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Ivo Fernando da, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherBrandão, Bernardo Guadalupe dos Santos Lins, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorLuz, Clodoaldo dapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T18:14:30Z
dc.date.available2025-11-17T18:14:30Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99367
dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Lúcio Souza Lobopt_BR
dc.descriptionBanca: Lúcio Souza Lobo (Presidente da Banca), Irineu Letenski, Maurizio Filippo di Silva, Ivo Fernando da Costa e Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandãopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 21/10/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Tomás de Aquino, na terceira via, constrói um dos seus argumentos sobre a existência divina partindo do tempo, o qual é a mensuração do movimento existente na realidade física. Por meio dessa referida prova, Tomás pode ter fundamentado o atributo da eternidade de Deus. Brain Davies, um comentador tomista, não concorda com essa inferência. Por sua vez, outro comentador do pensamento filosófico de Tomás, Paul O’ Grady, embora não sustente tal consideração, indica que possa haver uma premissa implícita na referida via tomásica, por meio da qual Tomás introduz o já citado atributo divino. Inclinando-se, mas indo além do posicionamento de O’ Grady a essa questão, a presente tese irá estabelecer e defender o argumento da existência de uma relação de subordinação entre as referidas ideias tomásicas, em que o atributo divino da eternidade tem seu alicerce na terceira via. Com esse objetivo, será, primeiramente, realizada uma análise da já citada via tomásica, afirmando que existe uma relação entre os atributos da imutabilidade divina e da eternidade de Deus, na qual se verifica uma relação da primeira via para com a terceira via. Após isso, antes de refletir acerca do atributo da eternidade de Deus em Tomás, investigar-se-á o legado perpassado de Agostinho, Boécio e Anselmo a Tomás no que tange à eternidade divina. A fim de, no terceiro capítulo, no qual se investigará o atributo da eternidade de Deus, defender a ideia pela qual será apresentado o tempo como a base sensível que Tomás usa para realizar a sua argumentação tanto sobre a terceira via quanto acerca do atributo da eternidade divina. Por fim, serão apresentadas e refletidas as ponderações dos referidos comentadores tomistas, e, também, será mostrado e defendido o argumento da presente tese, por meio do qual se advoga a ideia de que a terceira via tomásica alicerça o atributo da eternidade de Deuspt_BR
dc.description.abstractAbstract: Thomas Aquinas, in the third way, builds one of his arguments about divine existence based on time, which is the measurement of the movement existing in physical reality. Through this proof, Thomas may have founded the attribute of God's eternity. Brain Davies, a Thomistic commentator, does not agree with this inference. In turn, another commentator on Thomas’ philosophical thought, Paul O’ Grady, although he does not support this consideration, indicates that there may be an implicit premise in the aforementioned Thomistic way, through which Thomas introduces the aforementioned divine attribute. Leaning towards, but going beyond O' Grady's position on this issue, this thesis will establish and defend the argument of the existence of a relationship of subordination between the aforementioned Thomistic ideas, in which the divine attribute of eternity has its foundation in the third way. To this end, an analysis of the aforementioned Thomistic way will be carried out, stating that there is a relationship between the attributes of divine immutability and the eternity of God, in which a relationship between the first way and the third way is verified. After that, before reflecting on the attribute of God's eternity in Thomas, the legacy passed on by Augustine, Boethius and Anselm to Thomas regarding divine eternity will be investigated. In order to, in the third chapter, in which the attribute of God's eternity will be investigated, the idea that time will be presented as the sensible basis that Thomas uses to carry out his argumentation both about the third way and about the attribute of divine eternity will be defended. Finally, the considerations of the aforementioned Thomistic commentators will be presented and reflected upon, and the argument of this thesis will also be shown and defended, through which the idea that the third Thomistic way underpins the attribute of God's eternity is defendedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274pt_BR
dc.subjectEternidadept_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectTempo (Filosofia)pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA terceira via : o alicerce do atributo divino da eternidadept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples