Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampoy, Leonardo Carbonieri, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorLopes, Gustavo do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-07T18:45:28Z
dc.date.available2025-11-07T18:45:28Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99216
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonardo Carbonieri Campoypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 12/08/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho buscou compreender como ocorre o processo de aprendizado da disciplina de sociologia no ensino médio. Com as atuais mudanças na educação paranaense e as diversas ferramentas de ensino implementados nos últimos anos, torna- se importante uma investigação do aprendizado pela perspectiva dos principais atores envolvidos, os estudantes. A partir de uma etnografia desenvolvida em duas escolas do município de Curitiba, o Colégio Estadual Paulo Leminski localizado no bairro Tarumã e o Colégio Cívico-Militar República Oriental do Uruguai localizado no bairro Capão da Imbuia, a pesquisa teve como objetivo analisar as atividades aplicadas aos alunos no final de cada trimestre no ano de 2023 e a relação das respostas com o processo de ensino e aprendizado nas salas de aula. Com vistas a trazer um melhor entendimento do contexto atual e como ele afeta o ensino e o aprendizado nas escolas, analisamos também as atividades propostas pelos próprios alunos com a comunidade escolar sobre a implementação do novo ensino médio no primeiro trimestre de 2024. Utilizando como fundamento de análise a teoria do ator-rede, foi feita a observação e a descrição da rede de relações nas salas de aulas, bem como nas instituições escolares para tecer reflexões sobre o aprendizado. Como resultado dessa experiência podemos afirmar que há uma ressignificação dos conceitos sociológicos pelos alunos quando se possibilita a liberdade nos processos educacionais, que as ferramentas implementadas pelo governo estadual dificultam o aprendizado e que este ocorre no ambiente institucional e fora dele, com muita escuta e diálogo constante entre o professor e os alunospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work sought to understand how the learning process of the discipline of Sociology in High School occurs. With the current changes in Paraná education and the various teaching tools implemented in recent years, it is important to investigate the learning from the perspective of the main actors involved, the students. From an ethnography developed in two schools in the municipality of Curitiba, the Paulo Leminski State College located in the Tarumã neighborhood and the Eastern Republic Civic College of Uruguay located in the Capão da Imbuia neighborhood, the research aimed to analyze the activities applied to students at the end of each quarter in 2023 and the relationship of responses with the teaching and learning process in classrooms. With a view to bringing a better understanding of the current context and how it affects teaching and learning in schools, we also analyze the activities proposed by the students themselves with the school community about the implementation of the new high school in the first trimester of 2024. Using the foundation of actor-rights, the observation and description of the relationship network in classrooms, as well as in school institutions to make reflections on learning. As a result of this experience we can say that there is a resignification of sociological concepts by students when freedom in educational processes is allowed, that the tools implemented by the state government make it difficult to learn and that it occurs in the institutional environment and outside it, with a lot of listening and constant dialogue between the teacher and the studentspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleVivência em sala de aula : uma etnografia sobre o aprendizado em sociologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples