| dc.contributor.advisor | Honesko, Vinícius Nicastro, 1981- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.creator | Carmo, Millena Rezende | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T12:16:25Z | |
| dc.date.available | 2025-11-05T12:16:25Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99139 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Vinícius Nicastro Honesko | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 09/09/2025 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O Congresso de Milão de 1880 foi um marco decisivo para a educação de surdos, reunindo participantes de diversos países para discutir métodos de ensino. Em sua maioria italianos e franceses, os participantes se reuniram para decidir sobre qual método de ensino deveria ser utilizado para a educação de surdos. Ao final do congresso, a preferência foi pelo método oralista, que priorizava a fala e a escrita, desconsiderando aspectos culturais e sociais das línguas de sinais, o que teve consequências negativas no discurso educacional e social dos surdos durante décadas. O congresso refletiu as estruturas socioculturais do nacionalismo e do darwinismo social da época, promovendo uma visão de "normalidade" que marginalizava os sujeitos surdos, em sintonia com as práticas educacionais do período. Os estudos sobre o evento, embora relevantes, frequentemente ignoram a profundidade das discussões relacionadas ao contexto histórico e geográfico do Congresso de Milão. Este trabalho, portanto, tem como intuito destacar a influência do contexto sociocultural, tendo como foco fatores nacionalistas, educacionais, linguísticos e biológicos, na Europa, especialmente na Itália, desde o período da unificação até 1880. Além disso, apresenta uma discussão sobre a figura do humano na construção de nacionalismo e humanismo. Para essa análise, utilizamos as atas do Congresso de Milão de 1880 como fonte primária, examinando os discursos contidos nelas e o reflexo da época nas discussões | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: The Milan Congress of 1880 was a decisive milestone for deaf education, bringing together participants from various countries to discuss teaching methods. Mostly Italians and French, the participants gathered to decide which teaching method should be used for the education of the deaf. At the end of the congress, the preference was for the oralist method, which prioritized speech and writing, disregarding the cultural and social aspects of sign languages, something that had negative consequences in the educational e social discourse regarding the deaf over the decades. The congress reflected the sociocultural structures of nationalism and social Darwinism of the time, promoting a vision of "normality" that marginalized deaf people, in line with the educational practices of the period. Although studies on the event are relevant, they often overlook the depth of discussions related to the historical and geographical context of the Milan Congress. This paper, therefore, aims to highlight the influence of the sociocultural context, focusing on nationalist, educational, linguistic, and biological factors in Europe—especially in Italy—from the unification period to 1880. Besides that, it presents a discussion on the concept of the human in the construction of nationalism and humanism. For this analysis, we use the proceedings of the 1880 Milan Congress as a primary source, examining the speeches contained within them and the reflection of the era in the discussions | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
| dc.subject | Nacionalismo e educação | pt_BR |
| dc.subject | Língua de sinais - Normalização | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.title | Língua de sinais e a normalização dos sujeitos : reflexões sobre nacionalismo e ciência moderna no Congresso de Milão de 1880 | pt_BR |
| dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |