• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise simbólica das vivências de cosplayers da cena cosplay de Curitiba a partir da psicologia analítica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - NORCIRIO SILVA QUEIROZ.pdf (3.107Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Queiroz, Norcirio Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O cosplay não é somente a vestimenta de um traje: o cosplayer age como se fosse o próprio personagem, encarnando seus pensamentos, trejeitos e ações. Partimos do pressuposto das obras da cultura pop como contos de fadas modernos, sendo constituídas de material arquetípico, refletindo aspectos da psique e da sociedade. O objetivo geral foi investigar as vivências dos cosplayers acerca das diferentes práticas do cosplay da cena presencial de Curitiba sob a perspectiva da Psicologia Analítica. De forma mais específica: realizar levantamento sociodemográfico dos cosplayers adultos da cena de Curitiba; descrever os tipos de cosplay encontrados na cena presencial de Curitiba; analisar as vivências dos cosplayers a partir da técnica de Amplificação conforme proposto por C.G. Jung. A metodologia foi de natureza quantitativa e qualitativa. A coleta dos dados envolveu o eixo 1 – Questionário Online e o eixo 2 – Entrevistas Semistruturadas. Para a análise dos dados quantitativos, realizamos a análise estatística no software Jamovi. Já para os dados qualitativos, organizamos os dados, aglutinando-os por temas conforme proposto pela Análise de Conteúdo (AC), além disso, seguimos a hermenêutica junguiana finalizando com a amplificação dos dados, conforme proposto por Vechi com base nos estudos de Jung. A nossa amostra no eixo 1 teve predominância de jovens adultos, dos 30 participantes, 53,3% se situavam na faixa de 18-25 anos, seguida por 20% entre 26-29 anos e 16,7% entre 30-35 anos. Em relação ao gênero, n=18 identificam-se como feminino, n=6 como masculino, n=5 como não binários e n=1 como gênero fluído. Em relação à formação educacional, a maioria concentra-se no Ensino Superior (80%, n=24). Houve a predominância de solteiros, totalizando n=25. Quanto à renda familiar, obtida pela soma da renda de todos os membros da família que moram com o cosplayer, 33,3% reportam até 2 salários mínimos (SM), 30% entre 2-4 SM, 26,7% acima de 6 SM e 10% entre 4-6 SM. Em relação aos dados qualitativos, obtidos no eixo 2, onde entrevistamos 11 cosplayers, encontramos tipos de cosplay diferenciados de acordo com o objetivo e com a psicodinâmica. Em relação ao primeiro, temos cosplay hobby (CHOB); cosplay profissional (CPRO); cosplay competitivo (CCPT) e cosplay confortável (CCFT). Já em relação à classificação pela psicodinâmica podemos entender o cosplay a partir da divisão "lúdico x instrumentalização". Já em relação à categorização resultante da AC, encontramos três categorias finais: Implicações Terapêuticas, Escolha do Personagem e Sentimento de Comunidade e seus aspectos sombrios. Em relação à amplificação, encontramos o paralelo com a oposição Hermes-Héstia, sendo Hermes ligado à transição entre as personas e a comunicação com o mundo externo e Héstia com o refúgio e sentimento de pertencimento. Concluímos que o cosplay se trata de uma prática dotada de alta complexidade que tem implicações para o campo da saúde mental, pertencimento social e construção identitária. A cidade de Curitiba, com sua cena cosplay, revelou-se um espaço fértil para a manifestação desses processos. A tese contribui para o campo da Psicologia ao oferecer uma leitura simbólica, destacando seu potencial terapêutico, coletivo e transformador
     
    Abstract: Cosplay is not just the clothing of a character; the cosplayer acts as if they were the character themselves, embodying their mannerisms, while their appearance becomes a work of pop culture as a context of modern fairy tales, being constituted of structural material that allows different aspects to be highlighted in society. The collective factor and the experiences of cosplayers regarding the different practices of cosplay in the Curitiba scene presuppose a sociodemographic survey of cosplayers from the Curitiba house, to unveil the types of cosplay encountered and to verify the sociodemographic profile of cosplayers through the Analytical Psychology technique as proposed by C.G. Jung. The methodology used was qualitative research. A collection of bibliographic data was conducted. Questionnaire Online is the title - Semi-structured Interviews. For the analysis of the data obtained, we performed a statistical analysis of the data, organizing them by themes as proposed by Analytical Content according, then we conducted a linguistic analysis of the data obtained in the field. We interviewed 30 participants, 53.3% were female and 46.7% were male. Regarding age, we found a predominance of young adults, with 30 participants, 53.3% being between 18-25 years old, 20% between 26-35 years old, 16.7% between 36-45 years old, and 10% over 46 years old. Regarding gender, n=18 identify as female, n=6 as male, n=5 as non-binary, and n=1 chose not to respond. Regarding education level, there was a predominance focusing on Higher Education (80%, n=24). There was a predominance of single individuals, 76.7%, n=23. Regarding family income, we found that those who live with a cosplayer, 33.3% reported having 2 minimum salaries (SM), 30% reported between 2-4 SM, 26.7% reported between 4-6 SM in Curitiba, we found 5 different types of cosplay obtained in step 2, where we interviewed 11 cosplayers, we found types of cosplay dedicated to the creative objective with 3 categories: we have the terms cosplay hobby (CHOB); cosplay professional (CPRO); cosplay competitive (CCPT) and cosplay confronted (CCTT). It is also possible to classify them by understanding cosplay from the division of "play & instrumentalization". In relation to the resulting categorization of AC, we found three final categories: Therapeutic Implications, Choice of Character and Sense of Community and its symbolic aspects. Regarding amplification, we found the parallel between the opposition of Hestia, with Hermes linked to the transition between people and communication with a world of symbols. Hestia represents feelings and sentiments of belonging, while Hermes represents the treatment of practical data of high complexity that has implications for the field of health and social and identity constitution. The city of Curitiba, with its cosplay, reveals itself as a fertile space for the manifestation of these processes. AC contributes to the construction of Analytical Psychology and offers a culture that enables, identifies, and develops therapeutic, collective and transformative potential
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99112
    Collections
    • Teses [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV