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dc.contributor.advisorGuimarães, Marcella Lopes, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorPeres, Raoni P.pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T14:34:06Z
dc.date.available2025-11-04T14:34:06Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99109
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marcella Lopes Guimarãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 03/09/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo detalhar e compreender as relações entre as plurivalências culturais e afirmações políticas contidas nas Cantigas de Santa Maria, um cancioneiro elaborado na Toledo do século XIII sob financiamento e supervisão do rei Afonso X (1221-1284, reinado 1252-1284). Para isso, considera os aspectos artísticos da música medieval e a poesia presentes na obra, bem como as ligações entre esses poemas e o ambiente político onde se encontrava o monarca. De natureza marianista, as Cantigas de Santa Maria refletem a realidade de um ambiente multifacetado onde a presença muçulmana integrava não apenas conflitos, mas também um espaço de intensas trocas culturais permeadas por desenvolvimentos mútuos, enquanto eclodiam embates internos entre as nobrezas e a monarquia. Através deste estudo, foi possível detalhar aspectos que impactaram diretamente o emprego da figura da Virgem Maria como espelho moral para o moralizante projeto de sociedade almejado pelo rei. Nota-se uma via conectiva entre as motivações políticas reais e os hibridismos culturais empregados na música que acompanha poemas de louvor e de milagres, com mensagens exemplares endereçadas a estrutura familiar, cavalaria, relações sociais e, principalmente, ao pertencimento à cristandadept_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to detail and understand the relationships between the cultural plurivalences and political statements contained in the Cantigas de Santa Maria, a songbook compiled in 13th-century Toledo under the funding and supervision of King Alfonso X (1221–1284, reign 1252–1284). To this end, it considers the artistic aspects of medieval music and poetry presented in the manuscripts, as well as the connections between these poems and the political environment in which the monarch found himself. Marianist in nature, the Cantigas de Santa Maria reflect the reality of a multifaceted environment where the Muslim presence was not only part of conflicts, but also in a space of intense cultural exchanges permeated by mutual developments, while internal clashes erupted between the nobility and the monarchy. Through this study, it was possible to detail aspects that directly impacted the use of the figure of the Virgin Mary as a moral mirror for the moralizing social project desired by the king. There is a connecting link between real political motivations and the cultural hybridisms employed in the music that accompanies poems of praise and miracles, with exemplary messages addressed to family structure, chivalry, social relations and, mainly, the pertainment to Christianitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAfonso X, Rei de Castella e Leão, 1221-1284pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdade Médiapt_BR
dc.subjectPolítica e literaturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleRelações entre plurivalências culturais e afirmações políticas nas Cantigas de Santa Maria (1252-1284)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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