| dc.contributor.advisor | Guimarães, Marcella Lopes, 1974- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.creator | Peres, Raoni P. | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T14:34:06Z | |
| dc.date.available | 2025-11-04T14:34:06Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99109 | |
| dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Marcella Lopes Guimarães | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 03/09/2025 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo tem como objetivo detalhar e compreender as relações entre as plurivalências culturais e afirmações políticas contidas nas Cantigas de Santa Maria, um cancioneiro elaborado na Toledo do século XIII sob financiamento e supervisão do rei Afonso X (1221-1284, reinado 1252-1284). Para isso, considera os aspectos artísticos da música medieval e a poesia presentes na obra, bem como as ligações entre esses poemas e o ambiente político onde se encontrava o monarca. De natureza marianista, as Cantigas de Santa Maria refletem a realidade de um ambiente multifacetado onde a presença muçulmana integrava não apenas conflitos, mas também um espaço de intensas trocas culturais permeadas por desenvolvimentos mútuos, enquanto eclodiam embates internos entre as nobrezas e a monarquia. Através deste estudo, foi possível detalhar aspectos que impactaram diretamente o emprego da figura da Virgem Maria como espelho moral para o moralizante projeto de sociedade almejado pelo rei. Nota-se uma via conectiva entre as motivações políticas reais e os hibridismos culturais empregados na música que acompanha poemas de louvor e de milagres, com mensagens exemplares endereçadas a estrutura familiar, cavalaria, relações sociais e, principalmente, ao pertencimento à cristandade | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This study aims to detail and understand the relationships between the cultural plurivalences and political statements contained in the Cantigas de Santa Maria, a songbook compiled in 13th-century Toledo under the funding and supervision of King Alfonso X (1221–1284, reign 1252–1284). To this end, it considers the artistic aspects of medieval music and poetry presented in the manuscripts, as well as the connections between these poems and the political environment in which the monarch found himself. Marianist in nature, the Cantigas de Santa Maria reflect the reality of a multifaceted environment where the Muslim presence was not only part of conflicts, but also in a space of intense cultural exchanges permeated by mutual developments, while internal clashes erupted between the nobility and the monarchy. Through this study, it was possible to detail aspects that directly impacted the use of the figure of the Virgin Mary as a moral mirror for the moralizing social project desired by the king. There is a connecting link between real political motivations and the cultural hybridisms employed in the music that accompanies poems of praise and miracles, with exemplary messages addressed to family structure, chivalry, social relations and, mainly, the pertainment to Christianity | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Afonso X, Rei de Castella e Leão, 1221-1284 | pt_BR |
| dc.subject | Cultura | pt_BR |
| dc.subject | Idade Média | pt_BR |
| dc.subject | Política e literatura | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.title | Relações entre plurivalências culturais e afirmações políticas nas Cantigas de Santa Maria (1252-1284) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |