| dc.contributor.advisor | Carvalho, Vânia Oliveira de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente | pt_BR |
| dc.creator | Robl, Renata | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T20:49:02Z | |
| dc.date.available | 2025-11-03T20:49:02Z | |
| dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99079 | |
| dc.description | Orientador: Profª. Drª. Vânia Oliveira de Carvalho | pt_BR |
| dc.description | Autor não autorizou a divulgação do arquivo digital e dos resumos | pt_BR |
| dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 06/09/2024 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description | Área de concentração: Dermatite Pediátrica | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: A dermatite atópica (DA) é uma doença cutânea inflamatória crônica cujos sintomas afetam a pele do paciente, e há prurido incontrolável e alterações no humor, o que interfere negativamente na qualidade de vida (QV) e nas atividades diárias de pacientes e familiares. Estes fatos resultam em dificuldade de manter os cuidados com a pele regularmente. Intervenções educativas proporcionam maior aderência ao tratamento com melhora da QV e redução da gravidade da DA. Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção educativa na QV da família e do paciente com DA e na gravidade da doença. Métodos: Ensaio clínico não farmacológico, controlado, randomizado, pareado, cruzado e com cegamento do pesquisador, conduzido em hospital terciário do Brasil, no período de 2020 a 2024. Participantes com DA foram alocados no Grupo Dermatite Atópica (GDA) receberam mensagens de texto referentes à doença e aqueles alocados no Grupo Saúde Geral (GSG) sobre saúde da criança, diariamente por um mês. Após 6 meses, os participantes foram submetidos ao período de washout e foi realizado o cross-over: O GDA passou a receber as mensagens de saúde geral e o GSG, mensagens sobre a DA. A QV foi avaliada pelos instrumentos Children's Dermatology Life Quality Index (CDLQI)/Infants Dermatitis Quality of Life Index (IDQOL), Dermatitis Family Impact Questionnaire (DFIQ) e a gravidade da DA, pelos Scoring of Atopic Dermatitis (SCORAD) e Eczema Area and Severity Index (EASI). Resultados: Foram incluídas 44 crianças menores de 14 anos, cuja mediana de idade foi 8 anos (IIQ = 5-12 anos). Houve diminuição significativa do SCORAD no GDA a partir de 6 meses de avaliação (p < 0,01), enquanto no GSG não houve variação significativa (p = 0,13). Observou-se, redução significativa do EASI no GDA a partir de 2 meses de avaliação (p = 0,03), enquanto no GSG não houve variação significativa (p = 0,06). Na avaliação da QV pelo CDLQI/IDQOL houve redução significativa do escore no GDA a partir de 6 meses de avaliação (p = 0,01) e não se observou diferença significativa na pontuação do CDLQI/IDQOL entre os grupos em nenhum dos momentos de avaliação (p > 0,05). No que se refere a QV pelo DIFQ, observou-se diminuição significativa do escore no GDA a partir de 6 meses de avaliação (p = 0,01). No GSG não se observou variação significativa (p = 0,05). Conclusão: O envio de mensagens de texto para pacientes e responsáveis, cujo conteúdo é referente a DA, melhorou a gravidade da doença e a QV deles. As mensagens de saúde geral tenderam a provocar efeito semelhante, mas de forma não significativa. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: Atopic dermatitis (AD) is a chronic inflammatory skin disease characterized by symptoms that affect the patient's skin, leading to uncontrollable itching and mood alterations, which negatively impact the quality of life (QoL) and daily activities of both patients and their families. These factors result in difficulties in maintaining regular skin care. Educational interventions have been shown to improve treatment adherence, enhance QoL, and reduce the severity of AD. Objective: To evaluate the impact of an educational intervention on the QoL of families and patients with AD and on the severity of the disease. Material and Methods: A non-pharmacological, controlled, randomized, paired, crossover, and investigator-blinded clinical trial was conducted in a tertiary hospital in Brazil between 2020 and 2024. Participants with AD were allocated to the Atopic Dermatitis Group (ADG) and received daily text messages related to the disease, while those in the General Health Group (GHG) received daily messages about children's health for one month. After six months, participants underwent a washout period, followed by a crossover: the ADG began receiving general health messages, and the GHG received messages about AD. QoL was assessed using the Children's Dermatology Life Quality Index (CDLQI)/Infants Dermatitis Quality of Life Index (IDQOL) and the Dermatitis Family Impact Questionnaire (DFIQ). AD severity was evaluated using the Scoring of Atopic Dermatitis (SCORAD) and Eczema Area and Severity Index (EASI).Results: A total of 44 children under 14 years old were included, with a median age of 8 years (IQR = 5-12 years). There was a significant reduction in SCORAD in the ADG after 6 months of evaluation (p < 0.01), while no significant variation was observed in the GHG (p = 0.13). A significant reduction in EASI was observed in the ADG after 2 months of evaluation (p = 0.03), whereas no significant variation was observed in the GHG (p = 0.06). In the assessment of QoL by CDLQI/IDQOL, there was a significant reduction in score in the ADG after 6 months of evaluation (p = 0.01), and no significant difference in CDLQI/IDQOL scores was observed between the groups at any evaluation point (p > 0.05). Regarding QoL as measured by the DIFQ, a significant reduction in score was observed in the ADG after 6 months of evaluation (p = 0.01). In the GHG, no significant variation was observed (p = 0.05). Conclusion: Sending text messages to patients and caregivers containing AD-related content improved both the severity of the disease and their QoL. General health messages tended to produce a similar effect, though not to a statistically significant extent. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Multilingua | pt_BR |
| dc.language | Texto em português e inglês | pt_BR |
| dc.language | poreng | pt_BR |
| dc.subject | Dermatite atópica | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Saúde | pt_BR |
| dc.subject | Crianças - Doenças - Tratamento | pt_BR |
| dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
| dc.subject | Pediatria | pt_BR |
| dc.title | Impacto de uma intervenção educativa na gravidade da dermatite atópica e na qualidade de vida da criança e seus cuidadores | pt_BR |
| dc.type | Tese Digital | pt_BR |