Educação ambiental na educação infantil : o desemparedamento das crianças e sua conexão com o meio ambiente
Resumo
Resumo: A Educação Infantil desempenha um papel fundamental na formação integral da criança, constituindo-se em uma etapa fundamental para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, a Educação Ambiental se apresenta como um contributo para isto, pois essa fase é essencial para o desenvolvimento integral da criança, que estão em uma fase de construção de valores, formação de hábitos e ampliação de sua percepção de mundo através/pelo contato direto com a natureza. Em vista disso, esta pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental na educação infantil. Para tanto, revisitamos os estudos de Lea Tiriba (2010) e Carvalho (2004), cujos estudos enfatizam a educação ambiental crítica que perpassa pela alfabetização ecológica, percepção ambiental e práticas educativas interdisciplinares proporcionando autonomia, conhecimento e reflexão. Com base nas percepções dos educadores da educação infantil percebem-se dificuldades e desafios que surgem na implementação de práticas de Educação Ambiental em suas práticas pedagógicas, assim sendo, abordamos a metodologia de pesquisa participante proposta por Brandão (1987), ela se caracteriza pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa coletivo, a partir da relação entre pesquisador/a e alunos/as participantes do estudo. Nessa perspectiva, foram desenvolvidas práticas de Educação Ambiental com quatorze crianças do PRÉ I do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sininho Dourado, na cidade de Matinhos, no Litoral do Paraná. A abordagem iniciou-se no ano de 2022 por um projeto intitulado "Dengue", no qual as crianças saíam das salas de aula e caminhavam no entorno do CMEI com o objetivo de procurar, coletar e eliminar os focos do mosquito, essa prática educativa alcançou impactos positivos no que tange o desenvolvimento das crianças em termos de preocupação, sensibilização e responsabilidade ambiental. A ação desenvolvida fomentou outras ações que se seguiram no ambiente educativo do CMEI, como a visita a cachoeira (Manancial de Abastecimento Rio Sertãozinho), trilhas ecológicas, plantio de jardim de girassol, visita ao parque estadual do Rio da Onça, o que posteriormente culminou na organização e criação da "Horta de sabores & saberes". A iniciativa foi implementada de maneira dialogada entre as crianças e professora, e no decorrer do tempo ela estabilizou-se como prática educativa com todas as crianças do ambiente escolar e comunidade envolvida Abstract: Early Childhood Education plays a fundamental role in the integral development of the child, constituting a crucial stage in human development. In this sense, Environmental Education presents itself as a significant contribution, as this phase is essential for the comprehensive development of children, who are in a stage of building values, forming habits, and expanding their perception of the world through direct contact with nature. In view of this, this research aims to investigate the development of Environmental Education practices in early childhood education. To this end, we revisited the studies of Lea Tiriba (2010) and Carvalho (2004), whose works emphasize critical environmental education, which encompasses ecological literacy, environmental perception, and interdisciplinary educational practices, providing autonomy, knowledge, and reflection. Based on the perceptions of early childhood educators, difficulties and challenges are noted in the implementation of Environmental Education practices in their pedagogical routines. Thus, we adopted the participatory research methodology proposed by Brandão (1987), characterized by the development of collective research work based on the relationship between the researcher and the participating students. From this perspective, Environmental Education practices were developed with fourteen children from Preschool I of the Early Childhood Education Center (CMEI) Sininho Dourado in Matinhos, on the coast of Paraná, Brazil. The approach began in 2022 with a project entitled "Dengue," in which the children left the classrooms and walked around the CMEI's surroundings with the aim of identifying, collecting, and eliminating mosquito breeding grounds. This educational practice had positive impacts on the children's development in terms of environmental awareness, sensitivity, and responsibility. The action led to other initiatives within the CMEI’s educational environment, such as a visit to a waterfall (the Rio Sertãozinho Water Source), ecological trails, the planting of a sunflower garden, a visit to the Parque Estadual do Rio da Onça, and ultimately, the organization and creation of the "Garden of Flavors & Knowledge." This initiative was implemented through dialogue between the children and the teacher, and over time, it became an established educational practice involving all the children of the school and the surrounding community
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