A interdisciplinaridade entre as disciplinas de química e educação ambiental : contribuições na emancipação do conhecimento dos alunos do ensino médio no município de Antonina - PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investiga as possibilidades de superação das limitações impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao ensino de Química no Ensino Médio Integrado, por meio da construção e aplicação de uma sequência didática interdisciplinar, articulando conteúdos químicos à Educação Ambiental e à Agroecologia. A partir da escuta das concepções iniciais dos estudantes de duas turmas do curso técnico em Agronegócio, foram diagnosticadas visões fragmentadas e descontextualizadas sobre os conteúdos de Química, bem como a presença de discursos naturalizados sobre práticas agrícolas convencionais. Com base nesse diagnóstico, elaborou-se uma sequência didática com atividades teóricas, práticas experimentais, visitas técnicas e momentos de diálogo, ancorada nos pressupostos da pedagogia freiriana. O objetivo foi promover a apropriação crítica dos conhecimentos químicos e sua aplicação em contextos reais, com foco na sustentabilidade e na justiça socioambiental. A metodologia incluiu a análise temática e dialógica das falas dos estudantes, tanto no diagnóstico quanto na avaliação formativa, possibilitando a identificação de deslocamentos conceituais e da emergência de novos sentidos. Os resultados evidenciam que a proposta pedagógica favoreceu a compreensão das funções inorgânicas e orgânicas aplicadas ao manejo do solo, à produção de biofertilizantes e ao controle natural de pragas, revelando um processo formativo que articula saberes científicos e populares. Conclui-se que a Química, quando ensinada de forma contextualizada e interdisciplinar, pode tornar-se uma ferramenta de leitura crítica da realidade e de transformação social. Esta experiência, situada no território do litoral paranaense, demonstra que é possível ressignificar o currículo a partir das necessidades e realidades dos sujeitos, contribuindo para a construção de uma educação científica emancipadora Abstract: This research investigates the possibilities of overcoming the limitations imposed by the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC) on high school Chemistry education through the development and implementation of an interdisciplinary didactic sequence. This sequence connects chemical content with Environmental Education and Agroecology. Based on the initial conceptions of students from two classes in a technical course in Agribusiness, the study identified fragmented and decontextualized understandings of Chemistry, as well as naturalized discourses on conventional agricultural practices. In response, a didactic sequence was designed involving theoretical activities, laboratory experiments, technical visits, and dialogic moments, grounded in Freirean pedagogy. The goal was to foster a critical appropriation of chemical knowledge and its application in real contexts, focusing on sustainability and socio-environmental justice. The methodology employed thematic analysis and dialogical analysis of student responses, enabling the identification of conceptual shifts and the emergence of new meanings. Results demonstrate that the pedagogical approach facilitated understanding of inorganic and organic functions related to soil management, biofertilizer production, and natural pest control, revealing a formative process that integrates scientific and traditional knowledge. It is concluded that Chemistry, when taught in a contextualized and interdisciplinary way, can become a tool for critical reading of reality and social transformation. This experience, situated in the coastal region of Paraná, Brazil, shows that it is possible to re-signify the curriculum based on the needs and realities of the students, contributing to the construction of emancipatory scientific education
Collections
- Dissertações [144]