• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A interdisciplinaridade entre as disciplinas de química e educação ambiental : contribuições na emancipação do conhecimento dos alunos do ensino médio no município de Antonina - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANA MICHELLE PARDO.pdf (2.562Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Pardo, Juliana Michelle
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa investiga as possibilidades de superação das limitações impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao ensino de Química no Ensino Médio Integrado, por meio da construção e aplicação de uma sequência didática interdisciplinar, articulando conteúdos químicos à Educação Ambiental e à Agroecologia. A partir da escuta das concepções iniciais dos estudantes de duas turmas do curso técnico em Agronegócio, foram diagnosticadas visões fragmentadas e descontextualizadas sobre os conteúdos de Química, bem como a presença de discursos naturalizados sobre práticas agrícolas convencionais. Com base nesse diagnóstico, elaborou-se uma sequência didática com atividades teóricas, práticas experimentais, visitas técnicas e momentos de diálogo, ancorada nos pressupostos da pedagogia freiriana. O objetivo foi promover a apropriação crítica dos conhecimentos químicos e sua aplicação em contextos reais, com foco na sustentabilidade e na justiça socioambiental. A metodologia incluiu a análise temática e dialógica das falas dos estudantes, tanto no diagnóstico quanto na avaliação formativa, possibilitando a identificação de deslocamentos conceituais e da emergência de novos sentidos. Os resultados evidenciam que a proposta pedagógica favoreceu a compreensão das funções inorgânicas e orgânicas aplicadas ao manejo do solo, à produção de biofertilizantes e ao controle natural de pragas, revelando um processo formativo que articula saberes científicos e populares. Conclui-se que a Química, quando ensinada de forma contextualizada e interdisciplinar, pode tornar-se uma ferramenta de leitura crítica da realidade e de transformação social. Esta experiência, situada no território do litoral paranaense, demonstra que é possível ressignificar o currículo a partir das necessidades e realidades dos sujeitos, contribuindo para a construção de uma educação científica emancipadora
     
    Abstract: This research investigates the possibilities of overcoming the limitations imposed by the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC) on high school Chemistry education through the development and implementation of an interdisciplinary didactic sequence. This sequence connects chemical content with Environmental Education and Agroecology. Based on the initial conceptions of students from two classes in a technical course in Agribusiness, the study identified fragmented and decontextualized understandings of Chemistry, as well as naturalized discourses on conventional agricultural practices. In response, a didactic sequence was designed involving theoretical activities, laboratory experiments, technical visits, and dialogic moments, grounded in Freirean pedagogy. The goal was to foster a critical appropriation of chemical knowledge and its application in real contexts, focusing on sustainability and socio-environmental justice. The methodology employed thematic analysis and dialogical analysis of student responses, enabling the identification of conceptual shifts and the emergence of new meanings. Results demonstrate that the pedagogical approach facilitated understanding of inorganic and organic functions related to soil management, biofertilizer production, and natural pest control, revealing a formative process that integrates scientific and traditional knowledge. It is concluded that Chemistry, when taught in a contextualized and interdisciplinary way, can become a tool for critical reading of reality and social transformation. This experience, situated in the coastal region of Paraná, Brazil, shows that it is possible to re-signify the curriculum based on the needs and realities of the students, contributing to the construction of emancipatory scientific education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98714
    Collections
    • Dissertações [144]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV