Aperfeiçoamento da gestão dos resíduos sólidos na Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: Cerca de 50.000 pessoas da comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão distribuídas em diversos campi em Curitiba e outros municípios. Elas demandam água para consumo humano (ACH) e energia elétrica (EE), e geram efluentes líquidos e resíduos sólidos (RS). Para os RS, a Lei Federal N.º 12.305/2010 determina que seu plano de gestão de resíduos sólidos (PGRS) seja integrado ao plano integrado do município para minimizar os RS destinados a aterros com uso de princípios de não geração, de redução de geração, de reutilização e de reciclagem. O objetivo deste estudo previa aperfeiçoar o PGRS da UFPR. Visitas técnicas foram realizadas no campus Centro Politécnico (UFPR-CP) para compreender a gestão atual e verificar eventuais deficiências. A pandemia de coronavírus (COVID-19) impossibilitou a realização de avaliação qualiquantitativa detalhada de RS do UFPR-CP, mas permitiu estimar o efeito do ensino remoto na demanda de ACH e EE. A metodologia para estimar a demanda de ACH e de EE, e geração de RS pela UFPR foi feita por solicitação direta à administração. Informações sobre RS para outras instituições federais similares foram obtidas eletronicamente pelo serviço de informação ao cidadão (SEIC) ou por e-mail, bem como foi efetuada consulta de relatos científicos nacionais e internacionais. A percepção atual de gestão de RS foi estimada com uso de questionários eletrônicos à comunidade da UFPR. Os resultados revelaram que a UFPR não tem um PGRS formal e as informações sobre os RS são limitadas aos recicláveis (papel, papelão, plásticos e sucatas metálicas) e aos de serviços de saúde associados aos perigosos (RSS+P). As visitas técnicas à UFPR-CP revelaram que a segregação do RS na origem tem sido feita espontaneamente pelos usuários em sacos azuis para RS recicláveis e pretos para não recicláveis (rejeito), sendo que há deficiência ou degradação de contêineres. Os RS recicláveis são segregados complementarmente pela associação de catadores conveniada, a qual informa a quantidade de matéria-prima secundária recuperada e os respectivos valores auferidos, mas com informações inconsistentes. As empresas que destinam os RSS+P não são acompanhadas posteriormente. Os campi Agrárias e Centro Politécnico são responsáveis por 72,7% e 17,1% dos RSS+P e a filosofia de minimização deve ser iniciada por estes campi. Não há controle para os RS orgânicos, embora possa ser majoritário segundo relato científico internacional. Pouquíssimas respostas das 68 instituições consultadas revelaram que há deficiência generalizada de seus PGRS ou mesmo inexistência, exceção para a Universidade Federal do Rio Grande. O baixo número de relatos científicos nacionais e internacionais confirmou que a gestão de RS é um problema universal, mesmo havendo a possibilidade de gerar recursos monetários, evitar danos à saúde e ambientais, e minimizar demanda de recursos naturais. A falta de dados da UFPR impossibilitou estabelecer metas de aperfeiçoamento da gestão de RS da UFPR, sendo que o estudo qualiquantitativo e o controle adequado de RS recicláveis doados são essenciais para sua efetivação. Poucos membros da comunidade da UFPR responderam sobre sua percepção para a gestão de RS, o que revelou um baixo compromisso com o tema, mas os que responderam contribuíram com a identificação de falhas existentes e sugestões de aprimoramento. Isto mostrou a necessidade urgente de instalação de um programa de ensino ambiental sistêmico. Apesar da limitação de informação, um documento de proposta de gerenciamento dos RS foi elaborado com base nos dados preexistentes e extrapolação de dados de outras instituições nacionais e internacionais para aperfeiçoar o PGRS em construção. Por último, o ensino remoto reduziu a demanda de ACH a 39,33% e de EE foi a 39,45%. isto faz com que o ensino remoto total ou parcial deve ser considerado como opção de modalidade de ensino, respeitando as peculiaridades didáticas Abstract: Approximately 50,000 people from the community of the Federal University of Paraná (UFPR) are distributed on several campuses in Curitiba and other municipalities. They demand water for human consumption (ACH) and electricity (EE), and generate liquid effluents and solid waste (RS). For RS, Federal Law No. 12,305/2010 determines that its solid waste management plan (PGRS) be integrated into the integrated plan of the municipality to minimize the SR destined to landfills using principles of non-generation, reduction of generation, reuse and recycling. The purpose of this study was to improve UFPR's PGRS. Technical visits were made at the Polytechnic Center campus (UFPR-CP) to understand the current management and check for any deficiencies. The COVID-19 pandemic made it impossible to carry out a detailed qualitative and quantitative assessment of SR at UFPR-CP, but it allowed estimating the effect of remote education on the demand for ACH and EE. The methodology to estimate the demand for ACH and EE, and generation of RS by UFPR was made by direct request to the administration. Information on SR for other similar federal institutions was obtained electronically by the citizen information service (SEIC) or by e-mail, as well as consultation of national and international scientific reports. The current perception of SR management was estimated using electronic questionnaires to the UFPR community. The results revealed that UFPR does not have a formal PGRS and information on SR is limited to recyclables (paper, cardboard, plastics and metal scraps) and health services associated with hazardous ones (RSS + P). The technical visits of UFPR-CP revealed that the segregation of RS at the origin has been made spontaneously by users in blue bags for recyclable RS and black bags for non-recyclable ones (tailings), with deficiency or degradation of containers. The recyclable SR is complementarily segregated by the association of waste pickers, which informs the amount of secondary raw material recovered and the respective values earned, but with inconsistent information. Companies that use RSS + P are not followed up afterwards. Agrarian and Polytechnic campuses are responsible for 72.7% and 17.1% of RSS + P and the minimization philosophy should be initiated by these campuses. There is no control for organic SR, although it may be the majority according to an international scientific report. Very few responses from the 68 institutions consulted revealed that there is a general deficiency of their PGRS or even nonexistence, except for the Federal University of Rio Grande. The low number of national and international scientific reports confirmed that SR management is a universal problem, even though there is the possibility of generating monetary resources, avoiding health and environmental damage, and minimizing the demand for natural resources. The lack of data from UFPR made it impossible to establish goals to improve the management of SR at UFPR, and the qualitative and quantitative study and the proper control of donated recyclable SRs are essential for its effectiveness. Few members of the UFPR community responded about their perception of RS management, which revealed a low commitment to the theme, but those who responded contributed to the identification of existing flaws and suggestions for improvement. This showed the urgent need to install a systemic environmental education program. Despite the limited information, an SR management proposal document was prepared based on pre- existing data and extrapolation of data from other national and international institutions to improve the PGRS under construction. Finally, remote education reduced the demand for ACH to 39,33% and EE to 39,45%, this means that total or partial remote education must be considered as an option of teaching modality, respecting didactic peculiarities
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