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    A realidade educacional no campo em Almirante Tamandaré- PR

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    R - D - FABIA REZENDE LIBERATO.pdf (8.000Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Pinto, Fábia Rezende
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Almirante Tamandaré é um município da região metropolitana de Curitiba, capital do estado do Paraná, com extensão territorial predominantemente rural, com suas especificidades comuns a outros campos, e singularidades pertinentes a realidade local. Essa pesquisa teve como objetivo geral problematizar a realidade educacional de Almirante Tamandaré, no contexto estadual, e identificar como essa realidade interfere na vida dos estudantes e de suas famílias que vivem e produzem nesse território. A investigação está fundamentada na Educação do Campo, e buscou uma base teórica que subsidie a pesquisa, a partir de uma educação emancipatória, e, que se alie as questões socioambientais e a concepção do Bem Viver. Recorreu-se os aportes teóricos em Souza, Arroyo, Acosta e principalmente Freire, entre outros. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos, o Círculo de Cultura, com rodas de conversas e temas geradores, questionários semi-estruturados e atividades desenvolvidas em curso de extensão. Os resultados apontam a necessidade da garantia da efetivação do direito a Educação e ao acesso e permanência as diversas etapas e modalidades de ensino nas comunidades onde vivem, especialmente voltadas para as concepções emanadas pelas políticas da Educação do Campo
     
    Abstract: Almirante Tamandaré is a municipality in the metropolitan region of Curitiba, capital of the state of Paraná. Its territorial extension is predominantly rural, with specificities common to other areas and singularities pertinent to the local reality. This research aimed to problematize the educational reality of Almirante Tamandaré, within the state context, and identify how this reality impacts the lives of students and their families who live and produce in this territory. The investigation is grounded in Rural Education and sought a theoretical framework to support the research, based on an emancipatory education, and that aligns socio- environmental issues with the concept of Buen Vivir. The theoretical frameworks of Souza, Arroyo, Acosta, and especially Freire, among others, were used. The research was developed from a qualitative approach, using as instruments the Culture Circle, with discussion groups and generating themes, semi-structured questionnaires, and activities developed in an extension course. The results highlight the need to guarantee the realization of the right to education and access to and retention in the various stages and modalities of education in the communities where they live, especially focused on the concepts emerging from rural education policies
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98454
    Collections
    • Dissertações [144]

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