Nietzsche : a transvaloração da filosofia política clássica
Resumo
Resumo: O objetivo desta tese é demonstrar que o político, nos escritos de Nietzsche, é desenvolvido pela perspectiva filosófica, ou seja, que o filósofo se ocupa da política como um filósofo político e não como um cientista social ou como um político, bem como buscamos demonstrar que Nietzsche não tratou do tema político de modo isolado, mas ao longo de toda sua vida filosófica, adotando os três grandes problemas da filosofia política, a saber, o problema da compatibilização entre indivíduo e sociedade, o problema da sujeição da vida política a leis necessárias ou ao mundo da liberdade e, por fim, o problema ético, ou seja, de como deve se constituir a vida política do homem no sentido de um ideal para o futuro, nos termos de uma filosofia prática. Buscamos também demonstrar que a obra de Nietzsche se posiciona como um marco, ou melhor, como um ponto de viragem, ao se colocar a tarefa de reconfigurar a filosofia política a partir de outras perspectivas, dado o ocaso do ciclo filosófico-político socrático-cristão. Tendo em vista os objetivos listados e especialmente o interesse em demonstrar que os três grandes temas da filosofia política compõem a tarefa permanente do filósofo, apesar da fluidez conceitual ou da escrita nada ortodoxa, utilizamos a escala global de análise, considerando o conjunto de sua obra. Concluímos que para cada princípio e/ou mito de origem que leva à desvalorização da vida, Nietzsche cria outro com uma perspectiva afirmadora. Abstract: The purpose of this thesis is to show that the politician, in Nietzsche's writings, is developed by the philosophical perspective, that is, that the philosopher deals with politics as a political philosopher and not as a social scientist or as a politician, as we try to show that Nietzsche didn't deal with the political issue in an isolated way, but throughout his whole philosophical life, adopting three big problems of the political philosophy, the problem of compatibility between the individual and the society, the problem of the subjection of the political life to necessary laws or to the world of liberty and, finally, the ethical problem, that is, how a man's political life should be constituted in the sense of an ideal for the future, in terms of a practical philosophy. We also seek to demonstrate that Nietzsche's work is a turning point, as it faces the task of reconfiguring the political philosophy from other perspectives, given the case of the socratic-christian philosophy-political cycle. Considering the objectives listed and especially the interest in showing that the three big themes of political philosophy are part of the philosopher's permanent task, despite the conceptual fluidity or the unorthodox writing, we used the global scale of analysis, considering his work as whole. We conclude that for each principle and/or origin myth that leads to the devaluation of life, Nietzsche creates another with an affirmative perspective.
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- Teses [93]