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dc.contributor.advisorShintaku, Miltonpt_BR
dc.contributor.otherCarbonera, Silvana Maria, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Berenice Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-08-28T19:20:00Z
dc.date.available2025-08-28T19:20:00Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98192
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Milton Shintakupt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Silvana Maria Carbonerapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 30/04/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O teletrabalho é uma modalidade de trabalho que utiliza os recursos das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e das mídias sociais, possibilitando a sua execução de qualquer local em que a pessoa esteja. Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e bibliotecas universitárias, a viabilidade da adesão a essa modalidade foi estabelecida após o período pandêmico pela Instrução Normativa (IN) nº 65, de 30 de julho de 2020, posteriormente atualizada pelo Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, e no momento a instrução normativa que complementa o Decreto é a IN nº 24, de 28 de julho de 2023. Com isso, o presente trabalho procurou responder o seguinte problema de pesquisa: Os preceitos da gestão da informação e do conhecimento estão sendo aplicados na implementação do teletrabalho nas bibliotecas universitárias federais do Sul do Brasil? Diante desse contexto, o objetivo geral foi analisar os usos dos preceitos da gestão da informação e do conhecimento na implementação do teletrabalho nas bibliotecas vinculadas às universidades federais da região sul do Brasil. Estudo de caráter interdisciplinar pois, envolve as áreas da ciência da informação, biblioteconomia, ciência da computação e administração de pessoal. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, de abordagem mista, cujo método utilizado foi a análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi por meio de questionário, que foi enviado via correio eletrônico aos servidores públicos que trabalham nas bibliotecas das universidades federais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como resultados a pesquisa identificou as universidades federais da região sul do Brasil que adotaram o teletrabalho em suas bibliotecas e constatou a presença dos preceitos da gestão da informação e conhecimento nas atividades desenvolvidas na modalidade teletrabalho, especialmente no fluxo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação do trabalho no âmbito do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A comunicação digital e as reuniões on-line emergiram como ferramentas primordiais para a socialização do conhecimento. Devido ao pouco tempo de implementação do teletrabalho nas bibliotecas e universidades, constatou-se a necessidade de aprimoramento contínuo dos processos e fluxos informacionais, disseminação de informações sobre o PGD e estratégias para otimizar a interação e o compartilhamento de conhecimento no ambiente de teletrabalho. Concluiu-se que o PGD, que inclui o teletrabalho é uma mudança de cultura na administração pública federal, com foco na gestão por resultados e não mais no controle de frequência, visando a economicidade e a otimização do serviço público e a qualidade de vida para o servidor. E como toda mudança, requer esforços e preparo tanto por parte dos servidores como das instituições para que a transição seja pacífica e benéfica, pois envolve transformações de comportamentos, crenças e práticas. O PGD configura-se como um campo inovador para a exploração acadêmica, abrindo caminho para estudos científicos mais aprofundados sobre o teletrabalho, suas tendências evolutivas, estratégias de gestão e metodologias de avaliaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Telework is a work modality that utilizes Information and Communication Technologies (ICTs) and social media, enabling its execution from any location. In Federal Institutions of Higher Education (IFES) and university libraries, the feasibility of adopting this modality was established after the pandemic period by Normative Instruction (IN) No. 65, of July 30, 2020, later updated by Decree No. 11.072, of May 17, 2022, and currently complemented by IN No. 24, of July 28, 2023. Given this context, the present study sought to answer the following research question: Are the precepts of information and knowledge management being applied in the implementation of telework in federal university libraries in Southern Brazil? The general objective was to analyze the use of information and knowledge management precepts in the implementation of telework in libraries linked to federal universities in the southern region of Brazil. This interdisciplinary study involves the areas of information science, library science, computer science, and personnel administration. The research was characterized as exploratory, with a mixed approach, and the method used was content analysis. Data collection was carried out through a questionnaire, which was sent via email to public servants working in the libraries of federal universities in the states of Paraná, Rio Grande do Sul, and Santa Catarina. As a result, the research identified the federal universities in Southern Brazil that adopted telework in their libraries and confirmed the presence of information and knowledge management precepts in the activities developed under the telework modality, especially in the workflow of planning, execution, monitoring, and evaluation of work within the scope of the Performance Management Program (PGD). Digital communication and online meetings emerged as essential tools for knowledge sharing. Due to the short implementation period of telework in libraries and universities, a continuous need for improvement in informational processes and flows, dissemination of information about the PGD, and strategies to optimize interaction and knowledge sharing in the telework environment were observed. It was concluded that the PGD, which includes telework, represents a cultural shift in federal public administration, focusing on results-based management rather than attendance control, aiming for cost-effectiveness, optimization of public service, and improved quality of life for civil servants. Like any change, it requires effort and preparation from both civil servants and institutions to ensure a peaceful and beneficial transition, as it involves transformations in behaviors, beliefs, and practices. The PGD stands as an innovative field for academic exploration, paving the way for more in-depth scientific studies on telework, its evolutionary trends, management strategies, and evaluation methodologiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitárias - Brasil, Sulpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTeletrabalho - Brasil, Sulpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Brasilpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleA gestão da informação e do conhecimento na implementação do teletrabalho nas bibliotecas universitárias da região sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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