O smartphone em um laboratório filosófico : da técnica à materialidade, uma investigação para uma formação humanística, técnica e sustentável
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo repensar a forma como estuda-se os objetos técnicos no mundo contemporâneo, em especial os smartphones. Propõe-se uma abordagem filosófica que transcende sua funcionalidade, explorando sua complexidade técnica e material, fundamentada na filosofia Gilbert Simondon e em outros pensadores contemporâneos que analisam a técnica e a materialidade dos smartphones. Defende-se que essa mudança seja efetivada no ensino médio, visando uma formação técnica, humanística e sustentável, que vá além da análise usual da tecnologia, compreendendo a técnica enquanto produção humana e, portanto, parte da cultura. Promovendo uma formação mais consciente e integrada aos desafios do antropoceno, fomentando uma visão crítica sobre a materialidade dos smartphones, seus padrões de consumo e sustentabilidade e buscando superar a dicotomia entre cultura técnica e humanística. Nesta perspectiva, os smartphones são compreendidos como uma estrutura complexa, resultante da articulação entre natureza, técnica e cultura, destacando a necessidade de compreender os modos de existência dos materiais que os compõem — desde a extração de recursos naturais até seu uso e descarte — evidenciando os impactos sociais, ambientais, éticos, geopolíticos e econômicos que atravessam esses processos. Dessa forma, esta tese busca contribuir para a construção de um novo paradigma educacional e filosófico, capaz de reconciliar o ser humano com a técnica e a natureza, promovendo práticas mais conscientes e sustentáveis no uso e na criação de tecnologias Abstract: This research aims to rethink the way we study technical objects in the contemporary world, particularly smartphones. We propose a philosophical approach that goes beyond their functionality, exploring their technical and material complexity, grounded in the philosophy of Gilbert Simondon and other contemporary thinkers who analyze the technique and materiality of smartphones. We advocate for this change to be implemented in high school education, aiming at a technical, humanistic, and sustainable formation that goes beyond the usual analysis of technology, understanding technique as a human production and, therefore, as part of culture.This approach promotes a more conscious education, integrated with the challenges of the Anthropocene, fostering a critical view of the materiality of smartphones, their consumption patterns, and their sustainability, while seeking to overcome the dichotomy between technical and humanistic culture. From this perspective, smartphones are understood as complex structures resulting from the articulation between nature, technique, and culture, emphasizing the need to understand the modes of existence of the materials that compose them — from the extraction of natural resources to their use and disposal — revealing the social, environmental, ethical, geopolitical, and economic impacts that permeate these processes. In this way, this thesis aims to contribute to the construction of a new educational and philosophical paradigm, capable of reconciling human beings with technology and nature, promoting more conscious and sustainable practices in the use and creation of technologies
Collections
- Teses [90]