Aplicação da Checklist Curriculum do Modelo Denver de intervenção precoce (ESDM) do nível 1 e 2 comparando crianças sem e com transtorno do espectro autista
Resumo
Resumo: Este estudo investigou o desenvolvimento de 42 crianças brasileiras, com idades entre 12 e 24 meses, divididas igualmente em grupos com e sem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O diagnóstico foi realizado por médicos e confirmado por meio de entrevista com os pais ou cuidadores e pelo instrumento ADOS-2, módulo T. A avaliação do desenvolvimento foi conduzida utilizando a Early Start Denver Model Curriculum Checklist (ESDM), uma ferramenta que faz parte do Modelo Denver de Intervenção Precoce e que abrange 11 áreas do desenvolvimento, incluindo comunicação, habilidades sociais, cognição, motricidade e independência pessoal. Criada com base em pesquisas sobre os marcos do desenvolvimento infantil, a checklist foi elaborada para ser utilizada com crianças diagnosticadas com TEA. Contudo, sua eficácia em diferentes contextos culturais e em crianças sem TEA ainda não foi amplamente investigada. Dessa forma, esta pesquisa se propôs a analisar o desempenho de crianças brasileiras com e sem TEA em relação às habilidades esperadas para suas respectivas faixas etárias na Checklist Curriculum ESDM.Os resultados deste estudo mostraram que crianças com TEA apresentaram desempenhos inferiores em comunicação receptiva e expressiva, imitação, atenção conjunta e motricidade grossa (p<0,05). Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos em motricidade fina e competências sociais com pares. Algumas crianças sem TEA apresentaram atrasos de 6 meses ou mais nas áreas de cognição, jogo, comportamento e independência pessoal, de acordo com os critérios descritos na Checklist Curriculum ESDM. Portanto, alguns objetivos avaliados na Checklist Curriculum ESDM demonstraram um nível de exigência e complexidade que não está totalmente alinhado ao desenvolvimento das crianças brasileiras sem TEA presentes na amostra Abstract: This study investigated the development of 42 Brazilian children, aged between 12 and 24 months, equally divided into groups with and without a diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD). The diagnosis was made by physicians and confirmed through interviews with parents or caregivers and the ADOS-2 instrument, Toddler Module. Developmental assessment was conducted using the Early Start Denver Model Curriculum Checklist (ESDM), a tool that is part of the Early Start Denver Model for early intervention and covers 11 developmental domains, including communication, social skills, cognition, motor skills, and personal independence. Created based on research on developmental milestones, the checklist was designed for use with children diagnosed with ASD. However, its effectiveness in different cultural contexts and with children without ASD has not yet been widely investigated. Therefore, this research aimed to analyze the performance of Brazilian children with and without ASD regarding the expected skills for their respective age groups on the ESDM Curriculum Checklist. The results of this study showed that children with ASD had lower performance in receptive and expressive communication, imitation, joint attention, and gross motor skills (p<0.05). No significant differences were observed between the groups in fine motor skills and peer social competence. Some children without ASD showed delays of 6 months or more in the areas of cognition, play, behavior, and personal independence, according to the criteria described in the ESDM Curriculum Checklist. Therefore, some objectives assessed in the ESDM Curriculum Checklist demonstrated a level of demand and complexity that is not fully aligned with the development of the Brazilian children without ASD in the sample
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