A competência digital de estudantes de graduação e a intenção de uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
Resumo
Resumo: A pesquisa aborda um tema emergente no campo da Ciência da Informação: a relação entre a competência digital do estudante de ensino superior e o uso de tecnologias digitais para aprendizagem. O foco do trabalho é entender como estas competências, bem como aspectos sociais, influenciam na intenção de uso da tecnologia digital por parte dos alunos e sua percepção acerca delas para a aprendizagem. O objetivo é propor e testar um modelo inédito que explique esta possível relação, utilizando como suporte teórico modelos de uso e aceitação de tecnologia. Para tanto, se adota um enfoque descritivo com abordagem mista (quali e quantitativa) a fim de desenvolver um estudo transversal, no qual procedimentos de coleta e análise de dados contemplaram a pesquisa qualitativa. Esta foi aplicada no formato de grupo focal realizado em março de 2024 com 14 estudantes, além da aplicação de questionários online entre setembro e novembro de 2024. Em seguida, foram realizados os testes estatísticos e a análise multivariada de dados para investigar as relações de causaefeito entre os construtos do modelo proposto na tese. Como suporte estatístico, empregou-se a técnica de modelagem de equações estruturais, aplicada ao modelo preliminar, empregando o software SmartPLS versão 4. Os resultados apresentaram consistência com o modelo sugerido, com a comprovação de 7 das 14 hipóteses formuladas. O modelo indicou que a Competência em Comunicação tem um efeito positivo na "Facilidade de Uso" de tecnologias digitais; a "Competência Axiológica" tem um efeito positivo na "Facilidade de Uso"; a Competência "Sociocultural " tem um efeito positivo na "Utilidade Percebida;a "Facilidade de Uso" tem um efeito significativo na "Utilidade Percebida" e na "Atitude de Uso"; a "Utilidade Percebida" tem um efeito significativo na "Atitude de Uso" e na também na "Intenção de Uso" de tecnologias digitais Abstract: The research addresses an emerging topic in the field of Information Science: the relationship between higher education students' digital competence and their use of digital technologies for learning. The study focuses on understanding how these competencies, as well as social aspects, influence students' intention to use digital technology and their perception of it for learning purposes. The objective is to propose and test a novel model that explains this potential relationship, using technology acceptance and use models as theoretical support. To achieve this, a descriptive approach with a mixed-methods design (qualitative and quantitative) was adopted to develop a cross-sectional study. The data collection and analysis procedures included qualitative research, conducted through a focus group in March 2024 with 14 students, along with online questionnaires administered between September and November 2024. Subsequently, statistical tests and multivariate data analysis were conducted to investigate the cause-effect relationships between the constructs of the proposed model in the dissertation. As a statistical support method, structural equation modeling was applied to the preliminary model using SmartPLS software, version 4. The results showed consistency with the proposed model, confirming 7 out of the 14 formulated hypotheses. The model indicated that Communication Competence has a positive effect on the Perceived Ease of Use of digital technologies; Axiological Competence has a positive effect on Perceived Ease of Use; Sociocultural Competence has a positive effect on Perceived Usefulness; Perceived Ease of Use has a significant effect on Perceived Usefulness and on Usage Attitude; and Perceived Usefulness significantly affects both Usage Attitude and Intention to Use digital technologies
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