"A dança é possível em qualquer corpo" : um estudo sobre trajetórias na Cia. Masculina - Jair Moraes
Resumo
Resumo: Durante aproximadamente quinze anos, a Cia. Masculina Jair Moraes se caracterizou como um espaço de encontro de jovens bailarinos. Pessoas singulares, com vidas singulares e objetivos singulares, se associavam àquele grupo com um objetivo em comum, acumular experiência de palco para se credenciarem como artistas da dança na cidade de Curitiba. A escolha da cidade se deu pelo fato dela apresentar-se como uma rede de interdependências peculiar, que permitiu um trânsito efervescente de artistas, sobretudo em relação às políticas públicas de fomento a esta arte - caracterizados por espaços de formação, produção e circulação da dança -. Por essa razão, a Cia. Masculina tinha por objetivo oferecer uma formação acelerada nas escolas de balé clássico e moderno (especialidade do seu maître e diretor), dando oportunidade de acesso ao mundo institucional da dança na cidade. Do ponto de vista de seus atores, em seus itinerários, descrevem os modos através dos quais performam diferentes papéis dentro do mundo institucional em favor desta agenda, circulando por esta arena em um espaço que denominamos de ‘cena’ - uma categoria analítica criada com a finalidade de demonstrar o potencial de seus arranjos estratégicos em relação ao campo artístico da cidade. Esta tese é produzida a partir da ressonância dessas múltiplas vozes, por atores que performam não apenas a estética do balé, da dança moderna ou da dança contemporânea nos palcos, mas, que se deslocam de um modo criativo nos interstícios dessas instituições a fim de produzirem as suas próprias narrativas. A heurística é produzida através de uma hermenêutica, uma justaposição dessas vozes em um exercício de decupagem e bricolagem dessas múltiplas camadas para restituir a trajetória desta Cia. É a partir e através desta que se enreda uma forma singular da existência de uma instituição que apesar de não estar mais em atividade, ainda se revela corporificada nos seus integrantes mesmo anos após o seu fim, numa estética da existência caracterizada por um devir artista. Para tal, pretende-se restituir os seus passos, elaborar suas estratégias, rever seus objetivos, e perguntar: de que modo essa trajetória compartilhada permite perceber uma forma de acesso ao mundo institucional da dança em Curitiba? Abstract: For approximately fifteen years, the Cia. Masculina Jair Moraes was characterized as a meeting space for young male dancers. Singular people, with singular lives and singular goals, came together in that group with a common purpose: to gain stage experience in order to establish themselves as dance artists in the city of Curitiba. The choice of the city was due to its particular network of interdependencies, which enabled an effervescent flow of artists, especially in relation to public policies that support this art form—characterized by spaces for the training, production, and circulation of dance. For this reason, Cia. Masculina aimed to provide accelerated training in classical and modern ballet (the specialty of its maître and director), offering opportunities for access to the institutional world of dance in the city. From the perspective of its actors, in their life itineraries, they describe how they perform different roles within the institutional world in support of this agenda, circulating in what we call the "scene"—an analytical category created to demonstrate the strategic arrangements within the city's artistic field. This thesis is produced from the resonance of these multiple voices, of actors who perform not only the aesthetics of ballet, modern or contemporary dance on stage, but who move creatively through the interstices of these institutions to produce their own narratives. The heuristic is constructed through a hermeneutics, a juxtaposition of these voices in a process of découpage and bricolage of multiple layers to restore the trajectory of this company. It is from and through this that a unique form of institutional existence is revealed—one that, despite no longer being active, still remains embodied in its members even years after its end, in an aesthetics of existence marked by a becoming-artist. For this, we aim to retrace its steps, elaborate its strategies, revisit its goals, and ask: how does this shared trajectory allow us to perceive a form of access to the institutional world of dance in Curitiba?
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- Teses [126]