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    Entre o lúdico e o político : jogando com os fatos no debate sobre direito à educação

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    R - D - JOSEMAR BONA.pdf (19.48Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Bona, Josemar
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A seguir, apresenta-se uma proposta de material didático elaborada com o objetivo de ser aplicada junto às turmas do 3° ano do Ensino Médio. Trata-se do jogo "Jogando com os Fatos", desenvolvido a partir da adaptação do tradicional "Jogo da Vida", com o intuito de promover discussões críticas no contexto do ensino de Sociologia. Este trabalho demonstra o papel transformador da Sociologia no ensino médio em contextos de insegurança escolar, tomando como ponto de partida o ensino de sociologia em Santa Catarina, revelando fragilidades nas políticas educacionais e destacando a sociologia como um espaço para discussões. O material didático elaborado, empregou uma abordagem qualitativa reflexiva que combina experiência empírica nas perspectivas de gestor escolar e professor de Sociologia, revisão bibliográfica sobre direitos e educação no Brasil, análise documental das diretrizes sociológicas em Santa Catarina, e desenvolvimento e testagem de um jogo didático como intervenção pedagógica. O estudo resultou na elaboração de um material didático, a criação e testagem do jogo "Jogando com os Fatos", uma ferramenta pedagógica que demonstrou potencial para facilitar a compreensão de conceitos sociológicos complexos, estimular o pensamento crítico sobre direitos e políticas públicas, e promover o engajamento ativo dos estudantes por meio de metodologias lúdicas, mesmo em ambientes escolares marcados pela insegurança. Os resultados estão alinhados a literatura que defende metodologias ativas e gamificação como estratégias eficazes para o ensino de Sociologia, indicando que práticas pedagógicas inovadoras podem contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de questionar estruturas sociais e defender direitos fundamentais, transformando experiências traumáticas em oportunidades de aprendizagem social e fortalecimento da cidadania.
     
    Abstract: This paper analyzes the transformative role of Sociology in high school education within contexts of school insecurity, taking as a starting point the teaching of Sociology in Santa Catarina. It reveals weaknesses in educational policies and highlights Sociology as a space for discussion. The research employed a reflective qualitative approach that combines empirical experience from the perspectives of a school administrator and a Sociology teacher, a literature review on human rights and education in Brazil, document analysis of sociological guidelines in Santa Catarina, and the development and testing of an educational game as a pedagogical intervention. The study led to the creation of a teaching material, the design and testing of the game "Playing with the Facts", a pedagogical tool that demonstrated potential to facilitate the understanding of complex sociological concepts, stimulate critical thinking about rights and public policies, and promote active student engagement through playful methodologies, even in school environments marked by insecurity. The results support the literature that advocates for active methodologies and gamification as effective strategies for teaching Sociology, indicating that innovative pedagogical practices can significantly contribute to the formation of critical and conscious citizens, capable of questioning social structures and defending fundamental rights, thus transforming traumatic experiences into opportunities for social learning and the strengthening of citizenship.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97904
    Collections
    • Dissertações [32]

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