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    Qual o papel do papel? : o jornal impresso como estratégia de comunicação em espaços, territórios e territorialidades populares

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    R - T - WAGNER DE ALCANTARA ARAGAO.pdf (42.10Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Aragão, Wagner de Alcântara
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Em cenário global de extinção de jornais impressos, diversos veículos de comunicação popular, comunitária e alternativa no Brasil não abrem mão de publicações em papel. Dessa premissa advinda de observação empírica e levantamento preliminar de casos identificados, já emerge a problematização desta pesquisa de doutorado em Comunicação: por quê? Como? A partir de estudo de três casos, cada um de um segmento diferente nesse campo, a saber, jornais Hora do Povo, Brasil de Fato Paraná e Caderno do Bairro, esta pesquisa descreve e analisa práticas jornalísticas (inclusive imbricadas entre impresso e online) e modelos de negócios desses veículos. Com isso, tem como objetivo amplo avaliar em que medida a persistência desses veículos com o jornalismo impresso se configura em estratégia de comunicação a leitores em espaços, territórios e territorialidades, populares, aos quais se dirigem. À metodologia de estudo de caso aqui aplicada agregam-se instrumentos e ferramentas de coleta como a entrevista semiaberta em profundidade, a observação direta em campo, a análise de conteúdo categorial. Esse último método elege conceitos como os de espaço e território, de Milton Santos e Claude Raffestin, e de territorialidade, territórios-rede e multiterritorialidade, de Rogério Haesbaert; ainda, de territorialidades comunicacionais, abordadas por Ruth Reis e Daniela Zanetti. Desse modo, tanto esses conceitos citados como discussões em torno de entendimentos sobre comunicação popular, comunitária e alternativa em um cenário marcado pela cultura digital intensiva e por um jornalismo dito "de plataforma" compõem os referenciais teóricos basilares. Das informações, dados e análise gerados, conclui-se que o jornal impresso segue, sim, como aposta – menos pautada em estudos e pesquisas, mais balizada pela experiência acumulada pelas organizações jornalísticas investigadas e seus respectivos profissionais representantes. Ainda, que a hiperlocalidade dos espaços, territórios e territorialidades elegidos como de interesse por tais veículos é elemento importante para viabilizar o jornal em papel
     
    Abstract: In a global scenario of print newspaper extinction, various popular, community, and alternative media outlets in Brazil refuse to give up on paper publications. From this premise, derived from empirical observation and a preliminary survey of identified cases, the central question of this doctoral research in Communication emerges: why? How? Through the study of three cases, each from a different segment within this field – namely, the newspapers Hora do Povo, Brasil de Fato Paraná and Caderno do Bairro – this research describes and analyzes journalistic practices (including the interplay between print and online) and the business models of these outlets. Its broad objective is to assess to what extent the persistence of these outlets in print journalism constitutes a communication strategy aimed at readers in popular spaces, territories, and territorialities they target. The case study methodology applied here is complemented by data collection tools such as in-depth semi-structured interviews, direct field observation, and categorical content analysis. The latter method employs concepts such as space and territory, as discussed by Milton Santos and Claude Raffestin, and territoriality, network-territories, and multiterritoriality, as proposed by Rogério Haesbaert. Additionally, it incorporates the concept of communicational territorialities, as explored by Ruth Reis and Daniela Zanetti. Thus, these concepts, along with discussions surrounding popular, community, and alternative communication in a context marked by intensive digital culture and so-called "platform journalism," form the foundational theoretical framework. From the information, data, and analysis generated, it is concluded that print newspapers remain a viable choice, less guided by studies and research, and more informed by the accumulated experience of the investigated journalistic organizations and their respective professionals. Furthermore, the hyperlocality of the spaces, territories, and territorialities chosen as areas of interest by these outlets is a key element in making print newspapers feasible
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97884
    Collections
    • Teses [32]

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