O filósofo viajante : em busca da justiça, passagens para os livros I e II d’A República de Platão
Resumo
Resumo: É possível admitir, junto de Andrea Nightingale, que o Platão da República defende a imagem do filósofo enquanto uma espécie de viajante. Porém, para além da analogia platônica que liga a imagem do filósofo às vivências culturais das peregrinações da theoria, tão longamente demonstrada pela intérprete estadunidense, pode-se defender igualmente que Platão se utiliza de outras imagens de viagem ou "deslocamento" para apresentar seu modelo de filósofo, seu filósofo-viajante, no diálogo em questão. Caso olhemos já para a cena inicial da República, a descrição de seu cenário dramático, poderemos depreender dali, por exemplo, sob os pés dos personagens de Sócrates e Glauco, não só a reconstrução dramática de uma theoria, à moda cultural da era clássica, mas também a recriação de uma catábase, imagem mítica que deveria ser tão presente à mentalidade grega quanto a prática viagem efetivada pelos theoroi. Desde a primeira cena do diálogo, destarte, temos presente que ao filósofo cabe se deslocar, viajar! No curso do texto, procuro evidenciar então, principalmente tendo em conta os livros I e II, o roteiro, a senda, mormente discursiva, percorrida pelo filósofo (Sócrates) e seus interlocutores em busca da verdade acerca da justiça. Entre as encruzilhadas lógicas de tal caminho, aparecerão também imagens que apresentarão o filósofo tal qual um estrangeiro, a saber, o filósofo figurado como um átopos ou ainda o filósofo apresentado como alguém deslocado, estranho à sua própria comunidade, tal qual um eterno, itinerante, extraordinário e risível "outro", um personagem ao mesmo tempo ridículo e assombroso. Sob tal signo do estranho viajante, veremos igualmente o Sócrates platônico atravessar as fronteiras não só do senso comum grego, mas também das mais distantes imagens bárbaras, afinal sua viagem ronda o invisível – as cidades invisíveis criadas em seu lógos – o nunca visitado nem mesmo pelos mais célebres dos heróis míticos. O trabalho terminará, por fim, com imagens de viagem ou viajantes com as quais Platão identifica seu filósofo ao longo do complexo percurso do diálogo: as metáforas náuticas, além das já citadas aproximações com as imagens da catábase e da theoria Abstract: Alongside Andrea Nightingale, one may concede that the Plato of the Republic advocates for the image of the philosopher as a kind of traveler. However, beyond the Platonic analogy that links the philosopher’s image to the cultural experiences of theoria pilgrimages — so extensively explored by the American scholar — it is also possible to argue that Plato draws on other images of travel or "displacement" to articulate his model of the philosopher, his philosopher-traveler, within the dialogue. If we turn to the opening scene of the Republic, and consider its dramatic setting, we may discern there, beneath the feet of Socrates and Glaucon, not only the dramatic reconstruction of a theoria in the cultural fashion of the classical era, but also the re creation of a katábasis — a mythical image likely as ingrained in the Greek imaginary as the actual journeys undertaken by the theoroi. From the very first scene of the dialogue, therefore, it becomes evident that it is the philosopher’s task to move, to journey! In the course of the text — particularly through an analysis of Books I and II — I aim to illuminate the path, primarily discursive, traversed by the philosopher (Socrates) and his interlocutors in their pursuit of the truth about justice. At the logical crossroads of this journey, further images arise that portray the philosopher as a foreigner — that is, the philosopher as an átopos, or as one displaced, estranged from his own community, figured as an eternal, itinerant, extraordinary, and laughable "other", a character at once absurd and uncanny. Under this sign of the strange traveler, we shall observe the Platonic Socrates transgress not only the boundaries of Greek common sense but also the remotest barbarian imaginaries, for his journey navigates the realm of the invisible — the invisible cities shaped in his lógos — lands never visited, not even by the most celebrated of mythical heroes. The study concludes by examining the various images of travel and travelers through which Plato associates his philosopher across the dialogue’s intricate trajectory: nautical metaphors, along with the already mentioned evocations of katábasis and theoria
Collections
- Teses [88]