Educação ambiental no novo ensino médio : contradições de um modelo social capitalista
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como tema a Educação Ambiental (EA) no Novo Ensino Médio. O objetivo da pesquisa, portanto, é compreender a inserção da Educação Ambiental (EA) no Novo Ensino Médio (NEM), buscando entender a importância da educação ambiental na sociedade capitalista contemporânea brasileira. Ademais, analisa a temática da educação ambiental nos marcos normativos do NEM e tenta compreender, à luz da percepção docente, a implantação do NEM em relação a EA, no município de Guaratuba, Paraná. A pesquisa utilizou a dialética para a compreensão do movimento da educação, para isso construiu-se o referencial teórico a luz das contribuições de Marx (1844), Gramsci (2001), Freire (1970), Gadotti (2002), entre outros. Os instrumentos metodológicos adotados para a coleta de dados foram por meio de uma roda de conversa com docentes do ensino médio. Para análise, buscou-se na categoria contradição o elemento de compreensão do movimento da pesquisa. Conclui-se que a EA está presente, ainda que de forma transversal, nos marcos regulatórios do NEM e que a implementação desse NEM reproduz as contradições do sistema capitalista, alienando estudantes de seu papel como agentes de transformação socioambiental, cabendo aos docentes exercerem seu papel de autonomia, possibilitando caminhos para uma educação emancipadora, por meio de propostas como a ecopedagogia Abstract: This dissertation focuses on Environmental Education (EE) within the context of Brazil's New High School reform. The research objective is to understand the integration of Environmental Education (EE) into the New High School (NHS), seeking to grasp the importance of environmental education within contemporary Brazilian capitalist society. Furthermore, it analyzes the theme of environmental education within the NHS regulatory frameworks and attempts to understand, based on teacher perceptions, the implementation of the NHS concerning EE in the municipality of Guaratuba, Paraná. The research employed dialectics to comprehend the dynamics of education. To this end, the theoretical framework was constructed drawing on the contributions of Marx (1844), Gramsci (2001), Freire (1970), Gadotti (2002), among others. The methodological tools adopted for data collection consisted of a conversation circle (focus group) with high school teachers. For analysis, the category of contradiction was used as the element for understanding the research process. It is concluded that EE is present, albeit transversally, in the NHS regulatory frameworks. The implementation of this NHS reproduces the contradictions of the capitalist system, alienating students from their role as agents of socio-environmental transformation. Teachers must exercise their autonomy, creating pathways for an emancipatory education through proposals such as ecopedagogy
Collections
- Dissertações [137]