• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A sociologia em cena : explorando o letramento audiovisual na formação continuada

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANE KELM RAMOS.pdf (3.607Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Ramos, Juliane Kelm
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação investiga a inserção crítica do cinema no ensino de Sociologia por meio da elaboração e implementação de um Curso de Capacitação em Letramento Audiovisual para professores. Parte-se da constatação de que o uso de filmes em sala de aula é frequente, mas geralmente restrito a abordagens ilustrativas, sem explorar a linguagem cinematográfica como produtora de sentidos sociais. O objetivo é desenvolver uma proposta formativa que articule técnica audiovisual e imaginação sociológica, qualificando o cinema como ferramenta de análise crítica da realidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi organizada em quatro fases: revisão teórica sobre letramento, linguagem cinematográfica e formação docente; aplicação de questionário a discentes do PROFSOCIO-PR, todos professores em exercício; realização da oficina Montando o Quebra-Cabeça: Desmontagem e Análise Fílmica; e implementação de um curso assíncrono na plataforma Google Classroom. A fundamentação teórica mobiliza autores clássicos, perspectivas contemporâneas e diretrizes normativas. Os resultados indicam que, embora o cinema esteja presente nas práticas escolares, persistem lacunas na compreensão de sua linguagem, associadas à ausência de formação continuada e às condições de trabalho docente. A oficina e o curso configuraram estratégias para introduzir o conceito de letramento audiovisual e desenvolver competências de análise fílmica no ensino de Sociologia. Como resultado central, a pesquisa apresenta uma proposta de formação continuada que integra teoria e prática, promove o uso crítico do audiovisual e oferece instrumentos metodológicos adequados ao contexto da escola pública. O estudo também aponta a necessidade de políticas de formação que reconheçam o audiovisual como linguagem formativa e considerem as condições reais do trabalho docente
     
    Abstract: This dissertation investigates the critical integration of cinema into the teaching of Sociology through the development and implementation of an Audiovisual Literacy Training Course for teachers. The study stems from the observation that the use of films in the classroom is frequent but often limited to illustrative approaches, without exploring cinematic language as a producer of social meaning. The objective is to develop a training proposal that connects audiovisual techniques with sociological imagination, qualifying cinema as a tool for critical analysis of reality.The research, of a qualitative nature, was organized into four phases: (1) a theoretical review on literacy, cinematic language, and teacher training; (2) the application of a questionnaire to students of PROFSOCIO-PR, all of whom were practicing teachers; (3) the workshop "Putting the Puzzle Together: Film Deconstruction and Analysis"; and (4) the implementation of an asynchronous course on the Google Classroom platform. The theoretical framework draws on classical authors, contemporary perspectives, and normative guidelines. The results indicate that although cinema is present in school practices, gaps persist in the understanding of its language, associated with the lack of continuing education and teachers' working conditions. The workshop and the course were designed as strategies to introduce the concept of audiovisual literacy and develop film analysis skills in Sociology teaching. As a central outcome, the research presents a continuing education proposal that integrates theory and practice, promotes the critical use of audiovisual media, and provides methodological tools suited to the context of public schools. The study also highlights the need for training policies that recognize audiovisual media as an educational language and consider the real conditions of teaching work
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97823
    Collections
    • Dissertações [30]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV