• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016072P4 Programa de Pós-Graduação em Fisiologia
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016072P4 Programa de Pós-Graduação em Fisiologia
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Repensando o estresse : a influência do mindset sobre o cortisol em professores da educação básica do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - ARI LANGRAFE JUNIOR.pdf (2.667Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Langrafe Junior, Ari
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese é composta por dois estudos interligados que investigam a influência da mentalidade sobre a concentração de cortisol entre professores da rede pública de ensino do Paraná, com ênfase nos fatores biopsicossociais e nas respostas cognitivas e hormonais associadas. A Stress Mindset Theory propõe que a maneira como os indivíduos interpretam o estresse — como algo debilitante ou como uma oportunidade de crescimento — influencia significativamente suas respostas emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas diante de situações estressantes. Assim, o objetivo geral desta tese foi compreender como essa interpretação do estresse se relaciona com as condições de trabalho docente, a mentalidade sobre o estresse, o desempenho frente a estressores e os biomarcadores fisiológicos cortisol e a desidroepiandrosterona sulfatada DHEA-S. O primeiro estudo, de natureza observacional, avaliou a mentalidade sobre o estresse e sua associação com fatores biopsicossociais em 75 professores da educação básica de Curitiba e Região Metropolitana. Os resultados revelaram que 83,5% dos docentes apresentavam uma mentalidade debilitante, principalmente entre mulheres, e que o estresse percebido estava significativamente associado à natureza da atividade docente. O gênero foi identificado como a principal variável associada à mentalidade e aos efeitos do estresse ocupacional. O segundo estudo, experimental, aplicou uma intervenção breve baseada em vídeos educativos sobre estresse (provenientes do laboratório Mind and Body da Universidade de Stanford), com uma amostra randomizada de 63 professores divididos em grupo intervenção (n=32) e grupo controle (n=31). A intervenção promoveu mudanças significativas na mentalidade sobre o estresse (p<0,001), que se mantiveram após 30 dias. Também houve melhora no desempenho cognitivo em tarefas de atenção sob estresse (Stroop incongruente, p=0,003) e uma redução significativa na secreção de cortisol salivar após a intervenção (p=0,004), embora esse efeito não tenha sido sustentado em um acompanhamento trinta dias depois (p=0,178). As concentrações de DHEA-S não apresentaram alterações significativas. Em conjunto, os resultados indicam que a mentalidade sobre o estresse — definida como a crença de que o estresse pode ser prejudicial ou, ao contrário, uma oportunidade para crescimento e desenvolvimento — é um fator psicológico central para a compreensão do estresse docente. A tese demonstra que intervenções simples e breves, como a aplicação de vídeos educativos, podem modificar essa mentalidade de forma significativa, promovendo mudanças positivas tanto nas respostas cognitivas quanto fisiológicas, como a melhora no desempenho sob estresse e a redução da concentração de cortisol. Assim, esta pesquisa oferece evidências empíricas que podem subsidiar políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental no ambiente escolar, destacando a abordagem transformacional do estresse — que o enxerga não apenas como um risco, mas como um recurso potencial para o fortalecimento pedagógico e o bem-estar dos professores
     
    Abstract: This thesis consists of two interrelated studies that investigate the influence of mindset on cortisol concentration among public school teachers in Paraná, with an emphasis on biopsychosocial factors and associated cognitive and hormonal responses. The Stress Mindset Theory proposes that the way individuals interpret stress—as something debilitating or as an opportunity for growth—significantly influences their emotional, cognitive, behavioral, and physiological responses to stressful situations. Thus, the overall objective of this thesis was to understand how this interpretation of stress relates to teaching conditions, stress mindset, performance in the face of stressors, and the physiological biomarkers cortisol and dehydroepiandrosterone sulfate (DHEA-S). The first study, observational in nature, assessed stress mindset and its association with biopsychosocial factors in 75 elementary school teachers in Curitiba and the surrounding metropolitan area. The results revealed that 83.5% of teachers had a debilitating mindset, mainly among women, and that perceived stress was significantly associated with the nature of teaching. Gender was identified as the main variable associated with mindset and the effects of occupational stress. The second study, which was experimental, applied a brief intervention based on educational videos about stress (from the Mind and Body laboratory at Stanford University) to a randomized sample of 63 teachers divided into an intervention group (n=32) and a control group (n=31). The intervention promoted significant changes in the mindset about stress (p<0.001), which were maintained after 30 days. There was also an improvement in cognitive performance on attention tasks under stress (incongruent Stroop, p=0.003) and a significant reduction in salivary cortisol secretion after the intervention (p=0.004), although this effect was not sustained at a 30-day follow-up (p=0.178). DHEA-S levels did not show significant changes. Taken together, the results indicate that stress mindset—defined as the belief that stress can be harmful or, conversely, an opportunity for growth and development—is a central psychological factor in understanding teacher stress. The thesis demonstrates that simple and brief interventions, such as the use of educational videos, can significantly change this mindset, promoting positive changes in both cognitive and physiological responses, such as improved performance under stress and reduced cortisol levels. Thus, this research offers empirical evidence that can inform public policies aimed at promoting mental health in the school environment, highlighting the transformational approach to stress — which sees it not only as a risk but as a potential resource for pedagogical strengthening and teacher well-being
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97726
    Collections
    • Teses [30]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV