Da "doutrinação marxista" à "ideologia de gênero" : uma análise sociológica dos repertórios do movimento "escola sem partido"
Resumo
Resumo: O presente trabalho pretende reconstruir a trajetória do movimento Escola sem Partido (MESP) a partir da análise dos seus dois repertórios: da "doutrinação marxista" e da "ideologia de gênero"; uma vez que o movimento, no decorrer dos anos, revelou possuir este caráter duplo. O Escola sem Partido se auto identifica como uma associação informal entre pais e mestres, surgido em 2004, e veio a ganhar força principalmente a partir do debate acerca da diversidade sexual ocorrido sobre os Planos Nacionais de Educação, em 2014, a partir das suas propostas legislativas (PESP). Dessa forma, há a tentativa de reconstituir a trajetória do movimento trazendo elementos que contribuam para pesquisas sobre as interações desses formadores de opinião de direita como forma de mapear tais conflitos políticos (MCADAM, TARROW, TELLY, 2009; ABERS, BÜLOW, 2011). Paralelamente à reconstrução do MESP, ao longo do texto serão expostos acontecimentos políticos no Brasil de 2007 a 2017 que desencadearam uma série de ações recíprocas e simultâneas e corroboraram para o desenvolvimento de alguns conceitos como o de Estruturas de Oportunidades Políticas (EOP). Destacam-se entre os acontecimentos o teor reacionário de propostas legislativas que chegam à câmara dos deputados nesse período, bem como as movimentações políticas ocorridas no Brasil após as manifestações de junho de 2013. Além disso, pretende-se realizar uma "sociologia das ideias" deste movimento, enquanto um expoente de direita de um novo projeto societário e educacional em curso no Brasil. Como metodologia, primeiramente foi realizada uma breve reconstrução de trajetórias locais de três agentes do MESP, o que facilitará o entendimento do processo de retroalimentação existente entre Movimento Escola sem Partido (MESP), partidos políticos de direita e Movimento Brasil Livre (MBL). Para tal reconstrução foi utilizado um aparato teórico encontrado na literatura da sociologia norte americana sobre o tema (BLUMER, 2016; BECKER, 2009) e para mostrar a relação entre partidos políticos e movimentos sociais foram utilizadas as contribuições de TARROW (2009; 2011) e sua teoria do processo político (TPP) e, por último, para localizar como esses dois repertórios interagem e repercutem na sociedade, foram analisados vinte e nove (29) editoriais selecionados através de palavras-chave nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Gazeta do Povo durante o período de 2014 a abril de 2020, anos em que o MESP teve destaque nacional através dos seus repertórios. Abstract:The present work aims to reconstruct the trajectory of the Non-Party School movement (Movimento Escola sem Partido - MESP) from the analysis of its two repertoires: the "marxist indoctrination" and "gender ideology"; since the movement over the years has revealed this double character. Non-Party School identifies itself as an informal association between parents and teachers, which emerged in 2004, and started to get stronger mainly due to the debate about sexual diversity that occurred over the National Education Plans in 2014 (PNE), based on its legislative proposals (PESP). Thus, there is an attempt to reconstruct the movemenfs trajectory by bringing elements that contribute to research on the interactions of these right-wing opinion makers as a way of mapping such contentious conflicts (MCADAM, TARROW, TILLY, 2009; ABERS, BÜLOW, 2011). Alongside the reeonstruction of the MESP, will be exposed some political events in Brazil from 2007-2017 throughout the text, which triggered a series of reciprocai and simultaneous aetions and corroborate the development of some concepts such as political opportunity structure (EOP). Among the events, the reactionary content of legislative proposals that reached the Chamber of Deputies in that period, as well as the political movements that took place in Brazil after June 2013 protests. In addition, it is intended to carry out a "sociology of ideas" of this movement. as a right-wing exponent of a new societal and educational project underway in Brazil. As a methodology, a brief reeonstruction of the local trajectories of three MESP agents was brought out, which will facilitate the uptake of the existing feedback process between Non- Party School (MESP), right-wing political parties and "Free Brazil movement" (Movimento Brasil Livre - MBL). For such reeonstruction, a theoretical apparatus found in the literature of United States sociology on the subject was applied (BLUMER, 2016; BECKER, 2009); to demonstrate the relationship between political parties and social movements, the contributions of TARROW (2009; 2011) and his theory of political process (TPP) and, lastly; to find out how these two repertoires interact and impact on society, it was analyzed twenty-nine (29) editoriais selected through keywords in the newspapers O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo and Gazeta do Povo during the period from 2014 to April 2020, which is the years MESP had national prominence through its repertoires.
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