• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os desafios da educação ambiental crítica e planetária para crianças do 2° ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - TATIANE TAVEIRA DOS SANTOS.pdf (2.111Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Santos, Tatiane Taveira dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a viabilidade de aprendizado sobre o equilíbrio ambiental planetário com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (faixa etária de 7 a 8 anos), crianças cuja etapa de desenvolvimento cognitivo têm mais dificuldades de abstrações espaciais mais amplas. Para esta investigação planejou se, aplicou-se e analisou-se uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP). A pesquisa parte do problema: como incentivar a compreensão de ações humanas que geram desequilíbrios ambientais e suas consequências planetárias nessa faixa etária? A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental, escolhida por sua proximidade com problemas ambientais locais, como o acúmulo de resíduos sólidos, localizada na área rural de Paranaguá/PR. A metodologia adotada foi qualitativa, envolvendo coleta e análise de dados com base em atividades práticas e interativas. Os instrumentos de coleta incluíram desenhos, produção de cartas, diário de campo e rodas de conversa, aos quais incidiram a análise de conteúdo bardiniana. Os resultados indicaram ampliação na percepção ambiental dos estudantes, especialmente do vocabulário e na construção de relações espaciais mais complexas, para além do concreto imediato. Concluiu-se que a educação ambiental crítica pode ser trabalhada com crianças pequenas de forma significativa, desde que mediada por metodologias ativas e contextualizadas e com uso de tecnologias e saídas de campo. A integração entre vivências concretas, linguagem acessível e problematizações consistentes permitiu que os estudantes avançassem em suas compreensões sobre as inter-relações entre sociedade e natureza. O estudo reforça a importância de estratégias pedagógicas que articulem experiências locais com reflexões globais, contribuindo para a formação de sujeitos capazes de pensar e agir de forma crítica diante dos desafios socioambientais contemporâneos
     
    Abstract: This study aims to investigate the feasibility of learning about planetary environmental balance with second-grade students (aged 7 to 8 years old), children whose cognitive development stage presents challenges in understanding broader spatial abstractions. For this investigation, we planned, implemented, and analyzed a didactic sequence based on the Three Pedagogical Moments (3PM). The research addresses the question: how to encourage the understanding of human actions that generate environmental imbalances and their planetary consequences at this age? The study was conducted in a primary school chosen for its proximity to local environmental issues, such as the accumulation of solid waste, located in the rural area of Paranaguá/PR. The methodology adopted was qualitative, involving data collection and analysis based on practical and interactive activities. The data collection instruments included drawings, card production, field diaries, and discussion circles, which were subjected to Bardin’s content analysis. The results indicated an expansion in the students' environmental awareness, particularly in vocabulary and the construction of more complex spatial relationships, extending beyond immediate concrete experiences. The study concludes that critical environmental education can be effectively addressed with young children, provided it is mediated by active and contextualized methodologies, and incorporates technology and field trips. The integration of concrete experiences, accessible language, and consistent problematization allowed students to advance in their understanding of the interrelations between society and nature. The study emphasizes the importance of pedagogical strategies that connect local experiences with global reflections, contributing to the development of individuals capable of thinking and acting critically in the face of contemporary socio-environmental challenges.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97422
    Collections
    • Dissertações [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV