Disponibilidade comercial de bebidas alcoólicas no entorno escolar e consumo de álcool por adolescentes
Resumo
Resumo: O álcool é uma das substâncias psicoativas com maior prevalência de consumo nas diferentes faixas etárias. Seu uso está associado a consequências de curto e longo prazo como intoxicação aguda, dependência, acidentes, violência, suicídio, doenças crônicas e problemas sociais. No Brasil a idade média de experimentação é de 14 anos. Desta forma, a elaboração e a execução de pesquisas relacionadas ao uso de álcool com foco na população jovem, sobretudo nos adolescentes, têm aumentado. Por tratarse de uma temática complexa, estudos ampliaram o foco, investigando também o papel do contexto social no consumo de bebidas alcoólicas, por meio de fatores relacionados como o entorno escolar ou residencial. O objetivo principal do estudo é avaliar o consumo de bebida alcoólica por adolescentes de escolas públicas, e sua associação com as características referentes à disponibilidade de bebidas alcoólicas no entorno escolar. Trata-se de um estudo transversal, de base escolar realizado em Curitiba – PR, com coleta de dados primários em dois níveis. O primeiro, individual, por meio da aplicação de questionário aos alunos das escolas estaduais sorteadas. O segundo nível foi o entorno, no qual foi aplicado um formulário de auditagem nos estabelecimentos comerciais dentro de uma área circular com raio de 250 m., tomando como ponto central as escolas. Informações socioeconômicas e demográficas dos entornos foram obtidas de fontes secundárias. Razões de chance (OR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) das variáveis do nível individual, e escolar em relação ao consumo de álcool foram estimadas por meio de modelos de regressão logística multinível. Avaliaram-se 200 estabelecimentos dentro do entorno escolar, 68,9% comercializavam algum tipo de bebida alcoólica, desses 60,6% foram pontos de venda para consumo fora do local, sendo mais frequentes os mercados de bairro (15,9%) e postos de gasolina (10,1%). Dos pontos de venda de álcool 13,6% exibia aviso de venda proibida a menores de 18 anos. Observou-se maior frequência de bares e mercados de bairro nos setores de menor renda, os quais caracterizaram-se por horários de atendimentos mais estendidos, maior variedade de tipos de bebidas alcoólicas e menores preços de doses padrão. Participaram do estudo 1.232 alunos de 10 a 18 ou mais anos, dos quais 1.146 conformaram a amostra analítica. Do total de adolescentes 18,4% (IC95%: 13,6; 24,5) consumiram álcool habitualmente. Na análise multinível, a experimentação de álcool esteve significantemente associada com os seguintes fatores de nível individual: faixa etária de 18 anos ou mais (OR= 6,35; IC95%: 2,17; 18,54), inserção no trabalho (OR = 2,12; IC95%: 1,18; 3,79), e experimentação de fumo (OR = 8,32; IC95%: 4,37; 14,84). Entre os alunos que estudavam em escolas de maior porte (acima de 1000 alunos) (OR = 1,87; IC95%: 1,10; 3,18), e que contavam com pontos de comercialização de álcool a menos de 250 m. de distância da escola (OR = 0,83; IC95%: 0,62; 1,11), observou-se maior chance de consumo de álcool. Reitera-se a importância de considerar fatores do contexto social na formulação de intervenções, estratégias e políticas para a prevenção do uso de álcool em adolescentes, conjuntamente com características individuais. Abstract: Alcohol is one of the psychoactive substances that maintains the highest prevalence of consumption in the different age groups and is associated with short and long-term consequences such as acute intoxication; alcohol dependence; traffic accidents; violence; chronic diseases and social issues. In Brazil the average age of first consumption of alcohol is 14 years old. Therefore, the elaboration and execution of research focused on the young population, especially adolescents, has increased. Because it is a complex subject, the studies have broadened the focus, also investigating the role of the social context in the consumption of alcoholic beverages, through related factors such as the school environment or neighborhood. The aim of this study was to evaluate the association alcohol consumption in adolescents of State Schools, with characteristics regarding the availability of alcoholic beverages of the school environment. This study has a cross-sectional design, school-based study in Curitiba - PR, with primary data collection at two levels. The first one, individual, through the application of student survey in the state schools that was part of the random sample. The second level was the environment; we applied audit form in outlets within a buffer area of 250 m. radius around the state school. Odds Ratio (OR) and confidence interval of 95% (CI95%) of regular alcohol consumption in relation to individual and school level variables were estimated by multi-level logistic regression. 200 stores were evaluated within the school environment and 68,9% sold some kind of alcohol beverage of these 60.6% were off premise outlet, and were more frequent market (15.9%) and gas stations (10.1%). Of the points of sale of alcohol 13.6% exhibited notice of prohibited sale to minors of 18 years. We observed a greater frequency of bars and neighborhood markets in the lower income sectors, and they were characterized by more extended hours of service, a greater variety of types of alcoholic beverages and lower prices of standard doses. Participated 1232 students from 10 to 18 or more years effectively and 1146 students formed the analytical sample. The prevalence of habitual alcohol consumption in adolescents was 18.4% (CI95%:13.6; 24.5). In the multi-level analysis, alcohol consumption was associated significantly with individual level factors like age group of 18 years or older (OR= 6.35; CI95%: 2.17; 18.54), work insertion (OR = 2.12; CI95%: 1.18; 3.79) and smoking experimentation (OR = 8.32; CI95%: 4.37; 14.84). The students who studied in large schools (1000 or more students) (OR = 1.87; CI95%: 1.10; 3.18), and had alcohol outlets near the school (less than 250m) (OR = 0.83; CI95%: 0.62; 1.11), had a high probability of alcohol consumption. We reiterated the importance of considering factors of the social context in the formulation of interventions, strategies and policies for the prevention of alcohol consumption in adolescents, together with economic and individual factors. Resumen: El alcohol es una de las sustancias psicoactivas que mantiene las tasas más altas de consumo en diferentes grupos etarios y está asociado a consecuencias de corto y largo plazo como intoxicación aguda; dependencia; accidentes; violencia; suicidio; enfermedades crónicas y problemas sociales. En Brasil la edad media de experimentación es 14 años. De esta forma, la elaboración y ejecución de investigaciones con foco en la población joven, sobre todo en los adolescentes, ha aumentado. Por tratarse de un tema complejo, investigaciones ampliaron el objeto de estudio, examinando también el papel del contexto social en el consumo de bebidas alcohólicas, a través de factores relacionados al entorno escolar o entorno de residencia. El objetivo principal de este estudio es evaluar la asociación de consumo de bebidas alcohólicas de adolescentes de Escuelas públicas, con las características referentes a la disponibilidad comercial de bebidas alcohólicas en el entorno escolar. Se trata de un estudio transversal, de base escolar con colecta de datos primarios en dos niveles. El primero, individual, realizado en Curitiba – PR, con la aplicación de cuestionarios a los alumnos de las escuelas estaduales sorteadas. El segundo nivel fue el entorno, en el cual se aplicaron formularios de auditoría en establecimientos comerciales que se encontraban dentro del área circular con radio de 250 m., tomando como centro las escuelas. Razones de chance (OR) e intervalos de confianza de 95% (IC95%) de consumo de alcohol en relación a las variables del nivel individual y escolar fueron estimadas por medio de modelos de regresión logística multinivel. Se evaluaron 200 establecimientos dentro del entorno escolar delimitado, 68,9% comercializaban algún tipo de bebida alcohólica, de esos 60,6% fueron puntos de venta de alcohol para consumo fuera del local, siendo más frecuente los mini markets (15,9%) y puestos de gasolina (10,1%). De los puntos de venta de alcohol, 13,6% exhibía aviso de venta prohibida a menores de 18 años. Se observó más frecuencia de bares y mini markets en sectores de menor renta y se caracterizaron por horarios más extensos de atención, más variedad de bebidas y menores precios de dosis padronizadas. Participaron 1232 alumnos de 10 a 18 años o más, de los cuales 1146 conformaron la muestra analítica. Del total de adolescentes 18,4% (IC95%: 13,6; 24,5) consumieron alcohol habitualmente. En el análisis multinivel, el consumo de alcohol fue significativamente asociado con los siguientes factores del nivel individual: grupo etario de 18 años o más (OR= 6,35; IC95%: 2,17; 18,54), inserción laboral (OR = 2,12; IC95%: 1,18; 3,79) y experimentación de cigarro (OR = 8,32; IC95%: 4,37; 14,84). Entre los alumnos que estudiaban en escuelas más grandes (1000 a más alumnos) (OR = 1,87; IC95%: 1,10; 3,18) y que contaban con estabelecimientos que comercializaban bebidas alcohólicas a menos de 250 m. del colegio (OR = 0,83; IC95%: 0,62; 1,11), se observó mayor chance de consumo. Se reitera la importancia de considerar factores del contexto social en la elaboración de intervenciones, estrategias y políticas para la prevención del uso de alcohol en adolescentes, conjuntamente con factores económicos e individuales.
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