dc.contributor.advisor | Fermino, Rogério César | pt_BR |
dc.contributor.other | Rech, Cassiano Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.creator | Veríssimo, Rafael | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T17:34:14Z | |
dc.date.available | 2025-06-17T17:34:14Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96974 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rogério César Fermino | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rech | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 29/01/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O aconselhamento realizado por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) pode estimular a atividade física (AF) e reduzir o comportamento sedentário (CS) de usuários dos sistemas de saúde. No entanto, faltam instrumentos que avaliem a autopercepção de competência dos profissionais para a realização do aconselhamento. O objetivo deste estudo foi desenvolver e testar a validade de conteúdo de uma escala para avaliar a autopercepção de competência profissional para o aconselhamento breve sobre AF e CS na APS. A escala foi desenvolvida com a organização de uma matriz teórica-conceitual sobre a competência profissional necessária para a realização do aconselhamento breve (conhecimento, habilidade, atitude). Realizou-se uma revisão na literatura nacional para localizar estudos que houvessem utilizado questões que refletissem estes constructos. Dezoito questões foram propostas e estavam igualmente divididas para avaliar a competência para o aconselhamento sobre AF e CS. Cinquenta e dois especialistas foram intencionalmente selecionados e avaliaram o conteúdo relacionado à clareza, coerência, relevância, representatividade e abrangência dos domínios e da escala. As opções de resposta estavam organizadas em escala tipo Likert de concordância de quatro pontos (1-4). Os dados foram analisados com o Índice de Validade de Conteúdo por item (I-IVC) e as respectivas médias (S-IVC) no SPSS 29. Foram considerados satisfatórios escores =0,85 e =0,90; respectivamente. Todos os escores de I-IVC e S IVC foram satisfatórios. Os escores de I-IVC foram ?0,89 (clareza: ?0,89; coerência: ?0,90; relevância: ?0,89, representatividade: ?0,90; abrangência dos domínios: ?0,92; abrangência da escala: ?0,94), enquanto os de S-IVC foram ?0,96. Conclui-se que a escala apresentou adequada validade de conteúdo para avaliar a competência profissional para o aconselhamento breve sobre AF e CS. Futuros estudos poderiam aplicá-la em amostra de profissionais da APS para analisar outros atributos psicométricos e utilizá-la em intervenções em que seja necessário avaliar a competência para o aconselhamento breve | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Counseling provided by Primary Health Care (PHC) professionals can stimulate physical activity (PA) and reduce sedentary behavior (SB) among health system users. However, there is a lack of instruments to assess professionals’ self-perception of competence to provide counseling. This study aimed to develop and test the content validity of a scale to assess self-perception of professional competence to provide brief counseling on PA and SB in PHC. The scale was developed by organizing a theoretical-conceptual matrix on the professional competence required to provide brief counseling (knowledge, skills, attitudes). A national literature review was conducted to locate studies that used questions that reflected these constructs. Eighteen questions were proposed and were equally divided to assess competence to provide counseling on PA and SB. Fifty-two experts were intentionally selected and evaluated the content related to clarity, coherence, relevance, representativeness, and comprehensiveness of the domains and the scale. The response options were organized on a four-point Likert-type agreement scale (1-4). Data were analyzed using the Item Content Validity Index (I-IVC) and the respective average (S-IVC) in SPSS 29. Scores =0.85 and =0.90 were considered satisfactory, respectively. All I-IVC and S-IVC scores were acceptable. The I-IVC scores were =0.89 (clarity: =0.89; coherence: =0.90; relevance: = 0.89, representativeness: =0.90; domain coverage: =0.92; scale coverage: =0.94), while the S-IVC scores were =0.96. It is concluded that the scale presented adequate content validity to assess professional competence for brief counseling on PA and SB. Future studies could apply it to a sample of PHC professionals to analyze other psychometric attributes and use it in interventions where it is necessary to assess competence for brief counseling | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Capacidade motora | pt_BR |
dc.subject | Praticas corporais | pt_BR |
dc.subject | Exercícios físicos | pt_BR |
dc.subject | Comportamento sedentário | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliar a competência profissional para o aconselhamento sobre atividade física e comportamento sedentário na atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |