Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFermino, Rogério Césarpt_BR
dc.contributor.otherRech, Cassiano Ricardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorVeríssimo, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T17:34:14Z
dc.date.available2025-06-17T17:34:14Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96974
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rogério César Ferminopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rechpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 29/01/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O aconselhamento realizado por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) pode estimular a atividade física (AF) e reduzir o comportamento sedentário (CS) de usuários dos sistemas de saúde. No entanto, faltam instrumentos que avaliem a autopercepção de competência dos profissionais para a realização do aconselhamento. O objetivo deste estudo foi desenvolver e testar a validade de conteúdo de uma escala para avaliar a autopercepção de competência profissional para o aconselhamento breve sobre AF e CS na APS. A escala foi desenvolvida com a organização de uma matriz teórica-conceitual sobre a competência profissional necessária para a realização do aconselhamento breve (conhecimento, habilidade, atitude). Realizou-se uma revisão na literatura nacional para localizar estudos que houvessem utilizado questões que refletissem estes constructos. Dezoito questões foram propostas e estavam igualmente divididas para avaliar a competência para o aconselhamento sobre AF e CS. Cinquenta e dois especialistas foram intencionalmente selecionados e avaliaram o conteúdo relacionado à clareza, coerência, relevância, representatividade e abrangência dos domínios e da escala. As opções de resposta estavam organizadas em escala tipo Likert de concordância de quatro pontos (1-4). Os dados foram analisados com o Índice de Validade de Conteúdo por item (I-IVC) e as respectivas médias (S-IVC) no SPSS 29. Foram considerados satisfatórios escores =0,85 e =0,90; respectivamente. Todos os escores de I-IVC e S IVC foram satisfatórios. Os escores de I-IVC foram ?0,89 (clareza: ?0,89; coerência: ?0,90; relevância: ?0,89, representatividade: ?0,90; abrangência dos domínios: ?0,92; abrangência da escala: ?0,94), enquanto os de S-IVC foram ?0,96. Conclui-se que a escala apresentou adequada validade de conteúdo para avaliar a competência profissional para o aconselhamento breve sobre AF e CS. Futuros estudos poderiam aplicá-la em amostra de profissionais da APS para analisar outros atributos psicométricos e utilizá-la em intervenções em que seja necessário avaliar a competência para o aconselhamento brevept_BR
dc.description.abstractAbstract: Counseling provided by Primary Health Care (PHC) professionals can stimulate physical activity (PA) and reduce sedentary behavior (SB) among health system users. However, there is a lack of instruments to assess professionals’ self-perception of competence to provide counseling. This study aimed to develop and test the content validity of a scale to assess self-perception of professional competence to provide brief counseling on PA and SB in PHC. The scale was developed by organizing a theoretical-conceptual matrix on the professional competence required to provide brief counseling (knowledge, skills, attitudes). A national literature review was conducted to locate studies that used questions that reflected these constructs. Eighteen questions were proposed and were equally divided to assess competence to provide counseling on PA and SB. Fifty-two experts were intentionally selected and evaluated the content related to clarity, coherence, relevance, representativeness, and comprehensiveness of the domains and the scale. The response options were organized on a four-point Likert-type agreement scale (1-4). Data were analyzed using the Item Content Validity Index (I-IVC) and the respective average (S-IVC) in SPSS 29. Scores =0.85 and =0.90 were considered satisfactory, respectively. All I-IVC and S-IVC scores were acceptable. The I-IVC scores were =0.89 (clarity: =0.89; coherence: =0.90; relevance: = 0.89, representativeness: =0.90; domain coverage: =0.92; scale coverage: =0.94), while the S-IVC scores were =0.96. It is concluded that the scale presented adequate content validity to assess professional competence for brief counseling on PA and SB. Future studies could apply it to a sample of PHC professionals to analyze other psychometric attributes and use it in interventions where it is necessary to assess competence for brief counselingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectCapacidade motorapt_BR
dc.subjectPraticas corporaispt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de uma escala para avaliar a competência profissional para o aconselhamento sobre atividade física e comportamento sedentário na atenção primária à saúdept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples