Educação, ambiente e tradição : contribuições da agente educacional Dona Maria Siqueira Damasceno na Ilha dos Valadares - Paranaguá - Paraná
Resumo
Resumo: Esta pesquisa busca compreender e valorizar a cultura caiçara através da história de Maria Siqueira Damasceno, uma figura da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, Paraná. Com a proposta de preservar e disseminar os saberes populares caiçaras, o estudo é fundamentado na metodologia da História Oral, que permite a coleta e análise de relatos e memórias da comunidade local, além de propiciar um espaço para a construção coletiva de conhecimento. Um aspecto central da pesquisa foi a realização de Círculos de Diálogo, que envolveu gestores e educadores. Durante esses diálogos, foi possível promover a troca de saberes, identificar lacunas no reconhecimento das tradições locais e discutir maneiras de valorizá-las no ambiente educacional. A programação dos Círculos de Diálogo incluiu visitas a diversas instituições de ensino da Ilha dos Valadares, como escolas e centros municipais de educação infantil. Em cada visita, apresentou-se a proposta de trabalho, além de distribuir exemplares do livro Descobrindo as Raízes Caiçaras: A História de Maria Siqueira Damasceno, que compila as narrativas coletadas e se apresenta como um recurso pedagógico. A presença das filhas de Dona Maria em algumas dessas reuniões trouxe um componente afetivo e histórico que fortaleceu ainda mais o propósito da obra. Os resultados da pesquisa mostram um amplo interesse da comunidade escolar em reconhecer e valorizar as tradições caiçaras. Os Círculos de Diálogo se mostraram fundamentais para fortalecer os vínculos entre a educação formal e os saberes populares, promovendo uma abordagem crítica e reflexiva. Além da divulgação do livro, as visitas e diálogos abertos possibilitaram a continuidade da discussão sobre a importância da cultura caiçara no processo educativo. Com isso, a pesquisa se consolidou como um exemplo de como a educação pode ser um agente de transformação social, promovendo o pertencimento e o reconhecimento das raízes culturais no ensino-aprendizagem. Em suma, esta pesquisa contribui para a preservação da cultura caiçara, reafirmando a importância de integrar a história local ao currículo escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua identidade cultural Abstract: This research seeks to understand and value Caiçara culture through the story of Maria Siqueira Damasceno, a figure from Valadares Island, in Paranaguá, Paraná. With the aim of preserving and disseminating Caiçara folklore, the study is based on the Oral History methodology, which allows for the collection and analysis of stories and memories from the local community, in addition to providing a space for the collective construction of knowledge. A central aspect of the research was the holding of Dialogue Circles, which involved administrators and educators. During these dialogues, it was possible to promote the exchange of knowledge, identify gaps in the recognition of local traditions, and discuss ways to value them in the educational environment. The Dialogue Circles program included visits to several educational institutions on Valadares Island, such as schools and municipal early childhood education centers. During each visit, the work proposal was presented, in addition to distributing copies of the book Discovering Caiçara Roots: The Story of Maria Siqueira Damasceno, which compiles the collected narratives and is presented as a pedagogical resource. The presence of Dona Maria's daughters in some of these meetings brought an emotional and historical component that further strengthened the purpose of the work. The results of the research show a broad interest of the school community in recognizing and valuing Caiçara traditions. The Dialogue Circles proved to be fundamental in strengthening the links between formal education and popular knowledge, promoting a critical and reflective approach. In addition to promoting the book, the visits and open dialogues allowed for continued discussion about the importance of Caiçara culture in the educational process. As a result, the research was consolidated as an example of how education can be an agent of social transformation, promoting belonging and the recognition of cultural roots in teaching and learning. In short, this research contributes to the preservation of Caiçara culture, reaffirming the importance of integrating local history into the school curriculum, contributing to the formation of critical citizens who are aware of their cultural identity
Collections
- Dissertações [132]