dc.contributor.advisor | Porto, Liliana, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia | pt_BR |
dc.creator | Shimura, Mario Igor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T17:02:11Z | |
dc.date.available | 2025-06-17T17:02:11Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96953 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Liliana de Mendonça Porto | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 29/04/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Pode-se dizer que, no presente tempo, os chamados <estudos ciganos= no Brasil, especialmente em sua produção antropológica, estão em seu auge, uma vez que a cada ano surgem novos pesquisadores interessados em entender as origens, culturas e dinâmicas da identidade étnica dos diferentes grupos ciganos presentes no país. O presente trabalho coloca-se nesse contexto histórico da academia brasileira, e apresenta uma etnografia dedicada a uma das etnias ciganas, os Calon, precisamente a partir de uma pequena comunidade autoidentificada como Povo da Alaíde, um grupo itinerante que se encontra num processo que o grupo chama de parada, ou seja, um momento que antecede e objetiva a morada, isto é, a fixação de residência. O referido processo é riquíssimo ao olhar antropológico, uma vez que, estando em um estágio de transição entre um modelo e outro de moradia, leva o grupo a vivenciar um sem-número de experiências, afetando profundamente sua lógica de vida outrora pautada pelo movimento geográfico. Tratase de um momento de transformação do modo de vida, o que envolve as suas diferentes faces relacionais, tanto com outros ciganos como com não ciganos, e as estruturas do poder público, implicando em questões de território, educação, saberes, direitos humanos etc. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise das dinâmicas da identidade étnica cigana Calon do Povo da Alaíde, considerando sua história, organização social, língua, relações interculturais e luta por sobrevivência em meio à sociedade envolvente. Como produção etnográfica realizada por um cigano pesquisador e defensor dos direitos humanos, a estrutura desta tese expressa um <lugar de fala=, com seus interesses e um olhar peculiar, desenvolvendo um diálogo (ora explícito, ora implícito) entre o etnógrafo e seus interlocutores. Os temas abordados visam demonstrar diferentes aspectos e perspectivas, constituindo o que foi chamado de <calonidade= (identificação Calon) do grupo. Através de uma análise da etnicidade cigana, ou <ciganidade=, buscou-se compreender as relações do grupo consigo mesmo (internamente), com outros ciganos (da mesma etnia 3 parentes ou não 3 e de outras etnias) e com a sociedade envolvente, sobretudo com o poder público, dando destaque às suas estratégias de diferenciação étnica, acionadas contextualmente | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: At the present time it can be said that the so-called <Gypsy [Romani] Studies= in Brazil, especially in its anthropological production, are at their peak, since every year new researchers appear interested in understanding the origins, cultures and dynamics of the ethnic identity of the different gypsy/Romani groups existing in the country. The present work is presented in this historical context of the Brazilian anthropology, offering an ethnography dedicated to one of the gypsy/Romani ethnicities, the Calon group, coming from a small community self-identified as Alaíde9s People. They are an itinerant group, finding themselves in a process which is called stagnant (parada), a moment that aims at and precedes the dwelling (morada), that is, the establishment of residence. This process is very rich from an anthropological point of view, since being in a stage of transition between one housing model to another takes the group to innumerous experiences, affecting deeply their life9s logic, since they were formerly guided by geographical movement. It is a moment of life9s status transformation, involving its different relational faces, both with other gypsies/Romani and non-gypsies, and the structures of public power, implying territory, education, knowledge, human rights issues, etc. The objective of this work is to present an analysis of the dynamics of the gypsy/Romani ethnic identity of Alaíde9s People, considering its history, social organization, language, intercultural relations and struggle for survival amid the surrounding society. Since this ethnographic production is carried out by a gypsy/Romani researcher and human rights defender, the structure of this thesis expresses a "place of speech" with its interests and a peculiar perspective, developing a dialogue between the ethnographer and their interlocutors (sometimes explicit, sometimes implicit). The addressed topics aim at demonstrating both different aspects and perspectives, representing what was called the calonity (Calon identification) of the group. Through a gypsy/Romani ethnicity analysis, or gypsyness, we sought to understand the group's relationship among themselves (internally), with other gypsies/Romani (of the same ethnicity 3 relatives or not 3 and from other ethnicities), and with the surrounding society, highlighting its ethnic differentiation strategies, being activated in the different contexts | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciganos | pt_BR |
dc.subject | Etnologia | pt_BR |
dc.subject | Nômades | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.title | Povo da Alaíde : as dinâmicas da identidade étnica cigana Calon de uma comunidade itinerante em processo de parada | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |