Ações educativas para a gestão dos resíduos sólidos na escola : formação de indivíduos multiplicadores
Resumo
Resumo: Este estudo objetivou propor ações educativas para a gestão de resíduos sólidos gerados na Escola Municipal "José de Anchieta", na cidade de Paranaguá, estado do Paraná. O público-alvo serão os estudantes matriculados no 4º ano B do Ensino Fundamental I. A turma é composta por 25 crianças com idade entre 9 e 11 anos. Essa pesquisa será desenvolvida na metodologia da Pesquisa participante com abordagem quali-quantitativa. Os métodos qualiquantitativos utilizados serão: questionários, análises de documentos, diário de bordo, história oral e observação participante. As informações coletadas, ajudarão no cumprimento dos objetivos da pesquisa, tendo como finalidade a formação de indivíduos multiplicadores. O trabalho com a coleta seletiva na escola e a reciclagem serão explorados, pois contribuem diretamente para a mudança de comportamento. Podem parecer simples, porém geram mudanças significativas no nosso planeta. A escola é um ambiente adequado para troca de experiências. Portanto, é preciso esclarecer para os estudantes que ações ou pequenos gestos podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e mudanças no quadro atual que se encontra o nosso planeta Terra Abstract: This study aimed to propose educational actions for the management of solid waste generated at the school in the "José de Anchieta" Municipal, in the city of Paranaguá, state of Paraná. The target audience will be students enrolled in the 4th grade B of Elementary School I. The class is composed of 25 children between the ages of 9 and 11. This research will be developed using the methodology of Participatory Research with a qualitative and quantitative approach. The qualitative and quantitative methods used will be questionnaires, document analysis, logbook, oral history and participant observation. The information collected will help to achieve the research objectives, with the purpose of training multipliers. The work with selective collection at school and recycling will be explored, as they directly contribute to changing behavior. They may seem simple, but they have generated significant changes on our planet. School is a suitable environment for exchanging experiences. Therefore, it is necessary to clarify to students that actions or small gestures can contribute to a better quality of life and changes in the current situation of our planet Earth
Collections
- Dissertações [132]