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    Letramento em saúde e odontologia : estratégias de educação para enfrentar o estigma e a discriminação em HIV/AIDS

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    R - D - EDUARDO DOS SANTOS ROSSI.pdf (25.49Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Rossi, Eduardo dos Santos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A epidemia de HIV/Aids trouxe desafios significativos para a saúde pública, especialmente relacionados ao estigma e à discriminação enfrentados por pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) no atendimento odontológico. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), essas barreiras prejudicam o acesso integral e igualitário à saúde bucal, destacando a necessidade de estratégias educativas que promovam um cuidado inclusivo e humanizado. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar materiais educativos voltados para a superação do estigma e da discriminação no atendimento odontológico às PVHA, capacitando profissionais de saúde para um cuidado mais equitativo. A pesquisa foi organizada em três eixos principais: o primeiro consistiu em uma análise documental de materiais publicados pelo Ministério da Saúde até 2023, com o objetivo de identificar lacunas no atendimento odontológico às PVHA, que orientaram o desenvolvimento e a validação de um material educativo. O segundo eixo focou na criação de um instrumento de coleta de dados, incluindo diálogos hipotéticos ilustrados sobre situações de estigma no atendimento odontológico, complementados por pré e pós-testes e sessões de feedback. Por fim, o terceiro eixo investigou situações de estigma e discriminação na Atenção Primária à Saúde (APS) em Curitiba e Núcleo Urbano Central (NUC), por meio de entrevistas com cirurgiões-dentistas, utilizando o instrumento previamente validado para captar percepções e práticas dos profissionais. Os resultados destacaram a presença de terminologias estigmatizantes e lacunas na literatura oficial. O material educativo desenvolvido - um cartaz ilustrado - foi validado por cirurgiões-dentistas, usuários do SUS e pesquisadores, demonstrando eficácia na sensibilização dos profissionais sobre o uso adequado de terminologia, biossegurança e direitos legais das PVHA. A análise dos pré e pós-testes revelou melhorias nas percepções e atitudes dos participantes em relação às PVHA. Conclui-se que a produção de materiais educativos focados na desconstrução do estigma e na promoção de práticas inclusivas é essencial para a qualificação do atendimento odontológico no SUS. Esses materiais contribuem para a redução das desigualdades no acesso à saúde e promovem um ambiente de cuidado mais respeitoso e acolhedor.
     
    Abstract: The HIV/AIDS epidemic has posed significant challenges to public health, particularly regarding the stigma and discrimination faced by people living with HIV/AIDS (PLWHA) in dental care. Within the context of the Brazilian Unified Health System (SUS), these barriers hinder comprehensive and equitable access to oral healthcare, underscoring the need for educational strategies that foster inclusive and humanized care. The aim of this study was to develop and validate educational materials aimed at overcoming stigma and discrimination in dental care for PLWHA, thereby equipping healthcare professionals to provide more equitable care. The research was organized into three main phases. The first phase involved a documentary analysis of materials published by the Ministry of Health up to 2023, identifying gaps in dental care for PLWHA that guided the development and validation of an educational tool. The second phase focused on creating a data collection instrument, including illustrated hypothetical dialogues depicting stigma-related scenarios in dental care, complemented by pre- and post-tests and feedback sessions. Finally, the third phase investigated stigma and discrimination in Primary Health Care (APS) in Curitiba and the Central Urban Nucleus (NUC) through interviews with dentists, utilizing the validated instrument to capture professionals ’ perceptions and practices. The results highlighted the presence of stigmatizing terminology and gaps in official literature. The educational material developed — an illustrated poster — was validated by dentists, SUS users, and researchers, demonstrating its effectiveness in raising awareness among professionals regarding appropriate terminology, biosafety, and the legal rights of PLWHA. The analysis of pre and post-tests revealed improvements in participants' perceptions and attitudes toward PLWHA. In conclusion, the production of educational materials focused on deconstructing stigma and promoting inclusive practices is essential for improving the quality of dental care within SUS. These materials contribute to reducing inequalities in healthcare access and fostering a more respectful and welcoming care environment.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96869
    Collections
    • Dissertações [129]

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