dc.contributor.advisor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.creator | Faryj, Damaris Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:58:29Z | |
dc.date.available | 2025-06-04T13:58:29Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96770 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dra. Silvana Cássia Hoeller | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 21/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Educação Ambiental configura-se como uma temática de extrema relevância no contexto contemporâneo. A crescente preocupação com os desafios ambientais exige práticas educacionais que preparem as novas gerações para enfrentar essas questões de maneira crítica e comprometida. Nesse cenário, a escola assume um papel central na formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professoras que atuam no letramento em uma perspectiva interdisciplinar com a Educação Ambiental, em uma instituição pública localizada na zona rural do município de Paranaguá/PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza pesquisa-ação, cuja análise foi orientada por categorias teóricas. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas realizadas com as docentes participantes. A fundamentação teórica foi construída com base em autores como Soares (2004, 2016), Pozo e Crespo (2009), Loureiro (2012), Leff (2015), Layrargues e Castro (2002), Layrargues e Lima (2014), Guimarães (2004, 2020), Gadotti (2000, 2009), Freire (2005, 2006, 2011, 2013) e Fazenda (2003). Os resultados indicam que as professoras buscam aproximar os alunos do contexto ambiental local por meio de projetos interdisciplinares que valorizam a conservação ambiental. Contudo, enfrentam desafios como limitações logísticas e resistência da comunidade a mudanças de atitude. Conclui-se que, embora haja iniciativas significativas para integrar o letramento e a Educação Ambiental, são necessárias estratégias pedagógicas mais dinâmicas e uma abordagem mais crítica das questões socioambientais para a efetiva promoção da conscientização ambiental | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Environmental Education stands out as a theme of utmost relevance in the contemporary context. The growing concern with environmental challenges demands educational practices that prepare new generations to address these issues critically and responsibly. In this scenario, schools play a central role in fostering the formation of conscious citizens committed to environmental preservation. This study aimed to analyze the pedagogical practices of teachers working with literacy from an interdisciplinary perspective linked to Environmental Education in a public institution located in the rural area of Paranaguá, Paraná, Brazil. This is a qualitative research study, based on action research, with analysis guided by theoretical categories. Semi-structured interviews were used as the data collection instrument, conducted with participating teachers. The theoretical framework was built drawing on authors such as Soares (2004, 2016), Pozo and Crespo (2009), Loureiro (2012), Leff (2015), Layrargues and Castro (2002), Layrargues and Lima (2014), Guimarães (2004, 2020), Gadotti (2000, 2009), Freire (2005, 2006, 2011, 2013), and Fazenda (2003). The results indicate that teachers seek to connect students to their local environmental context through interdisciplinary projects that emphasize the importance of environmental conservation. However, they face challenges such as logistical limitations and community resistance to changing attitudes. It is concluded that, although significant efforts are made to integrate literacy and Environmental Education, more dynamic strategies and a more critical approach to socio-environmental issues are needed to promote effective environmental awareness | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica na perspectiva do letramento : a interdisciplinaridade da educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |