dc.contributor.advisor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Nogueira, Christiano, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.creator | Takahara, Viviane Pires Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:36:09Z | |
dc.date.available | 2025-06-04T13:36:09Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96753 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª Helena Midori Kashiwagi da Rocha | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profº. Drº Christiano Nogueira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 18/12/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Educação Alimentar é um campo que articula diversos conhecimentos e tem se mostrado como uma via estratégica para se tratar um tema de extrema importância, a alimentação. Com as mudanças nos hábitos alimentares das crianças e adolescentes a escola pode por meio da Educação Alimentar buscar desenvolver práticas alimentares mais saudáveis. Essa pesquisa teve por objetivo investigar os hábitos alimentares dos alunos buscando por meio da Educação Alimentar e Nutricional sensibilizá-los a uma alimentação saudável, usando como ferramenta a sequência didática. A pesquisa fundamentou-se nos aportes teóricos da Educação Alimentar e Nutricional; Alimentação Saudável; Hábitos Alimentares e Alimentação Saudável na escola e foi desenvolvida na Escola Municipal Iracema dos Santos na Ilha dos Valadares, na cidade de Paranaguá/PR, com 22 alunos do 4º ano D. Esse trabalho tem como procedimento a pesquisa participante, de natureza básica e abordagem qualitativa utilizando a sequência didática como ferramenta para se investigar e intervir por meio da aprendizagem da Educação Alimentar. A sequência proporcionou momentos de teorização, práticas e constatação da aprendizagem. As práticas educativas propostas por meio da sequência didática foram pensadas para que a cada momento eles pudessem refletir acerca dos seus hábitos e dessa pudessem se sensibilizar. Os momentos de prática da Educação Alimentar foram primordiais para a constatação de que os alunos compreenderam o que é uma alimentação saudável e se tornaram mais reflexivos quanto à própria alimentação | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Food education is a field that brings together a wide range of knowledge and has proved to be a strategic way of dealing with the extremely important issue of food. With changes in the eating habits of children and adolescents, the school can use Food Education to develop healthier eating practices. The aim of this research was to investigate students' eating habits, seeking to sensitize them to healthy eating through Food and Nutrition Education, using the didactic sequence as a tool. The research was based on the theoretical contributions of Food and Nutrition Education; Healthy Eating; Eating Habits and Healthy Eating at School and was carried out at the Iracema dos Santos Municipal School on Ilha dos Valadares, in the city of Paranaguá/PR, with 22 students from 4th grade D. This work is based on participant research, of a basic nature and a qualitative approach using the didactic sequence as a tool for investigating and intervening through the learning of Food Education. The sequence provided moments of theorizing, practice and verification of learning. The sequence provided moments of theorizing, practice and learning. The educational practices proposed through the didactic sequence were designed so that at each moment they could reflect on their habits and become more aware of them. The moments spent practicing Food Education were crucial in showing that the students understood what healthy eating is and became more reflective about their own diet | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.title | A educação alimentar e nutricional como proposta educativa na construção de hábitos alimentares saudáveis nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |